Gestão da Informação na perspectiva da satisfação do usuário em organizações públicas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47681/rca.v7i2.53812

Mots-clés :

Gestão da Informação, Usuário, Organizações Públicas.

Résumé

O presente trabalho propõe discutir a gestão da informação na perspectiva da satisfação do usuário em organizações públicas. As organizações públicas são guiadas pelas normas, leis e regulamentos da Adminstração pública com o objetivo do desenvolvimento dos seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas. Aliado a isso, a gestão da informação nesse tipo de organizações visa auxiliar a tomada de decisões dos profissionais, e dos cidadãos que buscam informações nessas entidades, respondendo, desse modo, às políticas públicas criadas com vista a satisfazer os anseios da sociedade de um determinado país. Como metodologia, realizou-se um estudo exploratório, com uma abordagem qualitativa, do tipo bibliografico. Considera-se que a adoção por uma gestão da informação baseada na transparência em relação às ações do governo e a cultura informacional e organizacional em organizações públicas, possibilitaria uma maior interação e aproximação entre todos os intervenientes neste processo, a partir da distribuição e compartilhamento de informação, tornando-a de acesso público.

Bibliographies de l'auteur-e

Joana Andre Machuza Matenga, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp-Marillia)

Doutoranda em Ciencias da Informacao na Unesp, Mestre em Ciencias da Educacao, Licenciada em Biblioteconomia e Documentacao. 

Areas de pesquisa: Praticas informacionais, Competencia em informacao, Gestao da informaçao.

Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp (PPGCI).

Doutora em Ciência da Informação pela FFC Unesp - Marília (2013). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da FFC Unesp (PPGCI). Professora Assistente Doutora dos cursos de Relações Públicas, Design e Radialismo da FAAC UNESP- Bauru. Vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Informação e Gestão (CIG). No Doutorado contou com bolsa Capes, tendo cursado Gestão da Comunicação na Universidade Nacional de La Plata (UNLP) - Argentina, com bolsa AUGM (Associação Universitária grupo Montevidéu). 

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Publié-e

2022-12-21

Comment citer

Machuza Matenga, J. A., & Guaraldo, T. de S. B. (2022). Gestão da Informação na perspectiva da satisfação do usuário em organizações públicas. Revista Conhecimento Em Ação, 7(2), 166–185. https://doi.org/10.47681/rca.v7i2.53812

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Rubrique

Artigos de Revisão