Rede Social Instagram
perfil @descomplicatcc_ufpb como apoio ao ensino de Biblioteconomia da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v8i2.60480Palavras-chave:
Biblioteconomia, ensino, redes sociais – Instagram, Descomplica TCC UFPB.Resumo
Analisa a concepção dos docentes do Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB) sobre o uso do Instagram do Projeto Descomplica TCC (@descomplicatcc_ufpb) como apoio ao ensino das suas disciplinas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva ancorada no método do estudo de caso. Utilizou-se o questionário como instrumento de pesquisa. Para análise dos dados empregou-se as abordagens quantitativa e qualitativa. Como resultado verificou-se que os docentes fazem uso do aplicativo Instagram; que parte desses profissionais conhece o perfil e segue a página do projeto; já interagiram com os membros e/ou diretamente com a página do Descomplica TCC; já utilizaram esta rede como instrumento auxiliar no ensino das suas disciplinas no âmbito da Biblioteconomia. A página foi empregada com maior incidência na disciplina de Metodologia do Conhecimento Científico, mas sua aplicação também ocorreu em outras disciplinas do curso. Assim, o Instagram do projeto Descomplica TCC apesar de não possuir altos índices de aplicação no curso de Biblioteconomia, se apresenta, conforme posicionamento dos professores do DCI/UFPB, como uma ferramenta promissora a ser utilizada nas disciplinas que ministram, haja vista a página versar sobre a elaboração, desenvolvimento e normalização da escrita científica, conhecimentos essenciais ao aluno da graduação, e que podem ser aproveitados mediante acompanhamento das dicas postadas, dos materiais disponibilizados, bem como dos cursos, oficinas e capacitações promovidas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.