Diversidade produtiva e atividade industrial: uma análise para os municípios brasileiros

Autores

Resumo

Diante da importância da diversificação produtiva para o setor industrial, o presente estudo busca avaliar se o nível de diversificação da estrutura produtiva influencia na adoção de políticas industriais. Para tanto, utiliza-se dados de 5.570 municípios brasileiros no ano de 2015, e o método das reflexões. A abordagem das estatísticas descritivas, bem como a metodologia dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) é utilizada para verificar as hipóteses testadas. Os resultados obtidos mostram que existe uma relação positiva e significante entre a Diversidade Efetiva de Atividades e a adoção de políticas industriais em todos os cenários analisados. Portanto, os resultados reforçam o argumento de que a política industrial é adotada em resposta à presença de atividades produtivas específicas, sendo condicionada pela diversificação da estrutura produtiva dos municípios.

Biografia do Autor

Adilson Giovanini

Professor adjunto do departamento de Administração pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Balneário Camboriú, SC, Brasil.

Wallace Marcelino Pereira

Professor adjunto do departamento de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA, Brasil.

 

Helberte João França Almeida

Professor adjunto do departamento de Economia e relações internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. 

 

Downloads

Publicado

2023-11-23

Edição

Seção

Artigos