Maria Bárbara Levy: historiadora de empresas no Brasil
Keywords:
Maria Bárbara Levy, história econômica, história empresarial, história dos negóciosAbstract
Neste artigo, procuramos registrar alguns momentos da trajetória intelectual de Maria Bárbara Levy, professor titular do Departamento de Economia da antiga Faculdade de Economia e Administração da UFRJ, e sua contribuição para a criação e difusão de uma área de estudos e pesquisa em História de Empresas no Brasil. Maria Bárbara deixou cinco livros, um deles póstumo, onde está retratada uma pequena parcela de seu imenso trabalho como historiadora econômica e formadora de pesquisadores nessa área. Tomando como referencial alguns desses trabalhos, além de artigos e comunicações apresentados em reuniões científicas, nacionais e internacionais, que tratam mais explicitamente da história dos negócios, destacamos algumas de suas propostas originais acerca desse tema, assim como a relação que a autora procura estabelecer com a história econômica do Brasil. Foi, portanto, com o intuito de resgatar seu importante papel no avanço de estudos históricos sobre empresas, no décimo ano de sua morte, que escrevemos este artigo.Downloads
Published
Issue
Section
License
The Revista de Economia Contemporânea (Journal of Contemporary Economics) adopted the Creative Commons license attribution-type BY-NC until April/2015. The license attribution-type BY has been adopted ever since.
Ownership of copyrights belongs to the IE-UFRJ (Instituto de Economia da UFRJ), which will not pay copyrights for published works. In accordance with current copyright regulation and the type of copyright license adopted (CC-BY), article full or partial reproduction and release are allowed provided that the citation source is disclosed. In case this copyright rule is not obliged, a written warning will be issued by the publisher to the person who has disregarded this regulation.