Reputação e transparência da autoridade monetária e o comportamento da firma bancária
Keywords:
bancos, reputação, transparência, expectativas, confiança.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da autoridade monetária e da política monetária sobre a dinâmica comportamental dos bancos e, com isso, sobre a disponibilidade de crédito na economia, que, por sua vez, quando alterada, afeta a demanda agregada trazendo efeitos sobre emprego, produto e renda. Para tanto, destaca a influência da reputação da autoridade monetária e da transparência na implementação de suas políticas sobre o “estado de expectativas” dos bancos. O trabalho enfatiza a transmissão da política monetária para a economia pelos canais do crédito e das expectativas, realçando a influência da reputação e da transparência da autoridade monetária sobre o comportamento dos bancos.Downloads
Published
Issue
Section
License
The Revista de Economia Contemporânea (Journal of Contemporary Economics) adopted the Creative Commons license attribution-type BY-NC until April/2015. The license attribution-type BY has been adopted ever since.
Ownership of copyrights belongs to the IE-UFRJ (Instituto de Economia da UFRJ), which will not pay copyrights for published works. In accordance with current copyright regulation and the type of copyright license adopted (CC-BY), article full or partial reproduction and release are allowed provided that the citation source is disclosed. In case this copyright rule is not obliged, a written warning will be issued by the publisher to the person who has disregarded this regulation.