Os processos de decisão no ensino superior: algumas evidências para os universitários do município de São Paulo

Autores/as

  • Cleide Fátima Moretto Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) da Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

ensino superior, escolha, racionalidade comportamental, município de São Paulo

Resumen

O estudo apresenta uma alternativa metodológica à concepção de racionalidade envolvida no paradigma do capital humano como forma de análise do processo de escolha do ensino superior. Examina os processos de decisão dos universitários do município de São Paulo, identificando fatores associados à racionalidade comportamental, tais como a escolha no tempo, a incerteza, o nível de informação, as influências das diferentes situações e instituições no comportamento e as expectativas de atuação profissional futura. Como evidências encontradas no comportamento dos universitários pesquisados, identifica que, em termos gerais, eles tendem a ser orientados para o presente, estar parcialmente informados, ser influenciados pela realização pessoal e pelas oportunidades no mercado de trabalho e pouco influenciados pela família, e a afirmar que estão satisfeitos ou certos com a escolha feita. 

Publicado

2018-08-27