EFEITOS DA POLÍTICA DE SALÁRIO MÍNIMO SOBRE O MERCADO DE TRABALHO METROPOLITANO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA A PARTIR DE VETORES AUTORREGRESSIVOS (VAR) – (2003-2015)

Autores/as

  • Girleno Costa Pereira Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • André de Souza Melo Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR/UFRPE).
  • Leonardo Ferraz Xavier Professor do Departamento de Economia da UFRPE.

Palabras clave:

salário mínimo, mercado de trabalho, VAR

Resumen

Com intuito de verificar os efeitos que a política de salário mínimo exerce sobre o mercado de trabalho metropolitano brasileiro, o presente estudo contribui ao verificar a sua inter-relação com variáveis como taxa de atividade, grau de informalidade e taxa de desemprego em quatro regiões metropolitanas (Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo), separadamente, no período de janeiro de 2003 a março de 2015. Ao utilizar o método de autorregressão vetorial (VAR), os resultados mostram que a relação entre salário mínimo e taxa de atividade se deu com ingresso de mão de obra apenas em uma região estudada. Nas demais regiões observam-se tanto uma tendência de queda no grau de informalidade quanto um aumento na taxa de desemprego.

Publicado

2018-12-05