PODER DE MERCADO DAS EXPORTAÇÕES DE FARELO DE SOJA: UMA ANÁLISE VIA DEMANDA RESIDUAL // MARKET POWER OF SOYMEAL EXPORTS: AN ANALYSIS BASED ON RESIDUAL DEMAND
Palabras clave:
Poder de Mercado, Comércio Internacional, Farelo de Soja, Demanda Residual // Market Power, International Trade, Soymeal, Residual DemandResumen
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi verificar o poder de mercado das exportações de farelo de soja argentinas, brasileiras e americanas para a União Européia, de janeiro de 1999 a dezembro de 2007, que é o principal mercado consumidor dessa commodity. Para isso, foi utilizada a metodologia de demanda residual. Os resultados encontrados, usando-se os métodos Sistemas de Equações Aparentemente não-relacionadas (SUR), Mínimo Quadrado de dois estágios (2SLS) e Mínimo Quadrado de três estágios (3SLS), indicaram que, embora esse segmento seja oligopolizado pelas exportações argentinas, brasileiras e americanas, a Argentina e o Brasil possuem pequeno poder de mercado.
ABSTRACT: The objective of this paper was to verify the market power of the Argentinean, Brazilian and American exports of soymeal to the European Union, the main consumer market of this commodity. For that, the article is based on the methodology of residual demand. Using the methods Seemingly Unrelated Regression (SUR), Two-Stage Least Squares (2SLS) and Three-Stage Least Squares (3SLS), the results indicated that, though this segment is concentrated by Argentina, Brazil, and the United States, none of these countries presented market power for soymeal exports. In other words, they are not able to change soymeal prices without to decrease exports.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todo el contenido se publica bajo una licencia Creative Commons CC-BY, salvo que se indique lo contrario.