O DEBATE DO DESENVOLVIMENTO NA TRADIÇÃO HETERODOXA BRASILEIRA // THE DEBATE ON DEVELOPMENT WITHIN THE BRAZILIAN HETHERODOX TRADITION
Palabras clave:
história do pensamento econômico, desenvolvimento econômico, acumulação de capital, Celso Furtado //Resumen
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo resgatar o debate sobre desenvolvimento econômico dentro da tradição heterodoxa brasileira. São examinadas as teorias originais da acumulação cepalina e a forma como essas teorias foram depois utilizadas por Furtado para avançar suas hipóteses de estagnação e mais especificamente sua teoria do subdesenvolvimento. Apresentamos algumas críticas sobre a hipótese da estagnação tendo como base o trabalho de Conceição Tavares e Serra, mostrando como a tradição heterodoxa brasileira passou e incorporar o princípio da demanda efetiva em seus modelos de crescimento. Essa mudança teórica é o fundamento da chamada Escola da Unicamp. Utilizamos a discussão de ambas as abordagens para avançar na análise da interação entre distribuição de renda e desenvolvimento segundo diferentes abordagens de acumulação: a leitura clássica e a abordagem da demanda efetiva.
ABSTRACT: This paper is an attempt to revisit the debate on economic development within the Brazilian heterodox tradition. We examine some aspects of the original Cepal accumulation theory and how Celso Furtado contributed to this approach through his stagnation hypothesis, and more importantly, with his particular Underdevelopment Theory. After this, we present some criticism on the stagnation hypothesis and based, on the work by Conceição Tavares and José Serra, show how the Brazilian heterodox tradition incorporated the Principle of Effective Demand in its growth models. This theoretical shift defines the basic thrust of the Unicamp School. This basic discussion is used to analyze the interaction between income distribution and development. It is shown that different approaches, classical against effective demand, have different roles for the causal connection between these two variables.
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