Política industrial e desindustrialização no Brasil: inspirações de David Kupfer ao debate

Autores

Resumo

O artigo discorre sobre os processos de especialização regressiva e desindustrialização precoce que acometem a estrutura produtiva do país, tendo como motivação as contribuições trazidas por David Kupfer às reflexões e proposições de políticas industriais e de inovação, tratadas em sua obra como meio para o desenvolvimento nacional, e não como um fim em si. À luz dessas reflexões, fazem-se conjecturas para o debate público sobre a retomada do desenvolvimento econômico por via da reindustrialização. A partir de uma breve introdução, o artigo se subdivide em três seções. A primeira, Especialização regressiva e desindustrialização precoce: Reflexões para o caso brasileiro, traz um diagnóstico do processo de perda de substância industrial na economia e seus desdobramentos; a segunda, Boom das commodities: Impactos no câmbio, nos termos de troca e na balança comercial da indústria brasileira, busca análise mais pormenorizada do problema da reprimarização da estrutura produtiva brasileira; a terceira, Considerações finais: Reflexões para a retomada da indústria e do desenvolvimento econômico, apresenta, à guisa de conclusão, contribuições para uma agenda de debates sobre as questões tratadas ao longo do artigo.

Biografia do Autor

Antonio Corrêa de Lacerda

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, SP, Brasil. 

Danilo Severian

Especialista de desenvolvimento industrial na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Brasília, DF; Campinas, SP, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Dossiê em homenagem da David Kupfer