Uma vida sem trégua: Ángela Ramos
DOI:
https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v4i12p143-147Palavras-chave:
pensamento feminista, lutas feministas, feminismo socialistaResumo
Ángela foi a primeira jornalista Peruana, fundadora do Partido Comunista do Peru junto com José Carlos Mariátegui que a incluiu em seus planos revolucionários. Mariátegui convida Ángela para participar no Comitê Central do partido depois de ler os seus artigos críticos e ficando impressionado pela prosa que ela tinha. Mariátegui lhe confiou o secretariado do Socorro Rojo Internacional (SRI) e a organização das mulheres no partido. Ángela escreveu em diversos jornais da época, como o Amauta, La noche, La Prensa entre outros. Lutadora social por natureza e convicção, lutou incessantemente pela reivindicação dos direitos dos mais oprimidos, dos presos e dos presos políticos, ganhando-se os apelidos de Angelucha e Angeloba. Fundou a casa de Amauta; organizou o primeiro sindicato de jornalistas do Peru; fundou a primeira Asociación del Libro Peruano; e produziu inúmeros artigos sobre o sufrágio feminino, como a liberdade de expressão e a liberdade de associação das mulheres.
Referências
RAMOS, Ángela. Una vida sin trégua. Tomo I. Peru: Minerva, 1990.
______________. Una vida sin trégua. Tomo II. Peru: Minerva, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).