APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DO XII CONNTO

Autores

Resumo

Prezadas e prezados congressistas e demais leitoras e leitores, estes são os Anais do XII Congresso Norte-Nordeste – CONNTO, celebrado entre os dias 25 e 28 de setembro de 2018 na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe.

É com enorme satisfação que a Comissão Científica do XII CONNTO em parceria com a Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO organizaram os Anais contendo os resumos aprovados e que fizeram parte da programação cientifica do evento, objetivando contemplar a complexidade e a diversidade de conteúdos a respeito da Identidade da Terapia Ocupacional, suas reflexões, desafios e perspectivas.

Foram 364 resumos submetidos. Destes, 358 foram aprovados, sendo 209 resumos correspondentes ao eixo temático 4 “Terapia Ocupacional na atenção e cuidado em saúde”, o que expressa a importância dos contextos em saúde para a Terapia Ocupacional, desde suas origens, tradições e inovações.

A formação e pesquisa, na sequência, vêm crescendo significativamente em produções expressas nestes Anais no eixo 2, com 36 trabalhos, seguida pelo campo social e cultura, eixo 6, com 34 trabalhos.

Esperamos que o conteúdo destes Anais sirva ao debate aberto, democrático e não hegemônico para o desenvolvimento da área de conhecimento, do domínio e da intervenção da Terapia Ocupacional. Em tempos difíceis, terapeutas ocupacionais precisam (re)inventar suas práticas, politizar seus posicionamentos e fortalecer seus argumentos, a fim de alcançar políticas públicas e garantir direito social a toda a população que dela necessite. 

Os Anais, assim como toda a programação científica do XII CONNTO, foram cuidadosamente organizadas em eixos temáticos atualmente discutidos pela Terapia Ocupacional, ora apresentados de forma agregada e congregada, através de temas comuns que nos unem enquanto profissionais, independentemente de nossas distintas inserções práticas e de pesquisa, ora apresentados de forma especializada, objetivando aprofundar e encaminhar propostas de subáreas específicas da Terapia Ocupacional. Os conteúdos destes eixos estão disponibilizados na página da REVISBRATO, de forma gratuita e divulgados com bastante antecedência para que todas e todos participantes possam acessar os resumos previamente às discussões, assim como servir de fonte às pesquisadoras e pesquisadores da área. 

Estes Anais refletem o engajamento de terapeutas ocupacionais, estudantes, docentes e pesquisadoras e pesquisadores com o desenvolvimento e fortalecimento da Terapia Ocupacional. O CONNTO vem se destacando como um dos mais importantes eventos científicos da categoria. E para continuar sustentando seu valor acreditamos que o principal instrumento de difusão e qualidade somos nós terapeutas ocupacionais.

Desfrutem e boa leitura.

Comissão Científica do XII Congresso Norte-Nordeste

Biografia do Autor

ABRATO ATOESE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo - SP. Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Dependências, Abusos e Compulsões. Especializando em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Membro do Laboratório de Estudos sobre Políticas Públicas, Território e Sociedade, e do Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: rastros sensíveis, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve práticas e pesquisas em Terapia Ocupacional no Campo Social e interface com a cultura, sob abordagens em Desenvolvimento Local Participativo, Trabalho e Emprego, Gênero e arranjos comunitários.  Saúde Coletiva. Tesoreiro da Confederação Latinoamericana de Terapia Ocupacional - CLATO (2017-2019). Conselheiro Fiscal da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional - RENETO. Editor Chefe da Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO.

Downloads

Publicado

17-09-2018

Edição

Seção

Anais do XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional - CONNTO