200 anos do Museu Nacional da UFRJ/200 years of the National Museum at UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto21426

Palavras-chave:

Memória, Museu, Resistência, UFRJ.

Resumo

Ao completar 200 anos de existência o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) segue resistindo e produzindo memórias. Em tempos dificeis, em que as pequenas, mas necessárias, conquistas democráticas parecem se perder, a luta em resistência pela memória e pelos direitos sociais continua.


Abstract

After completing 200 years of existence, the National Museum of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) continues to resist and produce memories. In difficult times, when small but necessary democratic achievements seem to be lost, the struggle for resistance through memory and social rights continues.

Keywords: Memory; Museum; Resistance; UFRJ.

Biografia do Autor

Corpo editorial Revisbrato, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo - SP. Professor Ajunto I do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Dependências, Abusos e Compulsões. Especializando em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Especializando em Acessibilidade Cultural. Membro do Laboratório de Estudos sobre Políticas Públicas, Território e Sociedade, e do Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: rastros sensíveis, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve práticas e pesquisas em Terapia Ocupacional no Campo Social e interface com a cultura, sob abordagens em Desenvolvimento Local Participativo, Trabalho e Emprego, Gênero e arranjos comunitários.  Saúde Coletiva. Tesoreiro da Confederação Latinoamericana de Terapia Ocupacional - CLATO (2017-2019). Conselheiro Fiscal da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional - RENETO. Editor Chefe da Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO.

Downloads

Publicado

03-11-2018

Edição

Seção

Imagens para Capa da Revista