Grupo de vivências sensório-motoras para crianças com microcefalia por síndrome congênita do Zika Vírus: uma experiência de estágio curricular/ Sensory-motor experience group for children with microcefalia by zika virus congenital syndrome: an experience of curricular internship

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto25589

Palavras-chave:

Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Saúde

Resumo

A incidência de crianças com microcefalia por Síndrome Congênita do Zika Vírus incentivou a elaboração e adequação de serviços de saúde, em especial no nordeste do Brasil, afim de possibilitar acompanhamento multiprofissional contínuo requerido pelas crianças e suas famílias. Esse trabalho objetiva descrever as ações terapêuticas ocupacionais em um grupo de vivências sensório-motoras destinado a crianças com essa condição e a experiência de um estagiária de Terapia Ocupacional como parte da equipe de condução do grupo e a influência da prática na construção de sua formação profissional. Realizado um grupo semanal multidisciplinar em um Centro Especializado em Reabilitação no Recife, contendo cerca de 17 crianças, considerando dúvidas e receios dos seus cuidadores quanto ao manejo das estratégias de estimulação. As ações de Terapia Ocupacional abrangeram experiências de estimulação auditiva, visual, tátil, proprioceptiva e uma oficina de brinquedos. O grupo terapêutico possibilitou o compartilhamento de ideias, transformando seus sujeitos e contextos. A experiência analisada possibilitou a percepção do apoio técnico multiprofissional como fundamental, mesmo diante da condição crônica apresentada por essas crianças, reinventando o significado do cuidado. À estagiária de Terapia Ocupacional foi possibilitada a inserção na equipe comprometida com a efetivação das atividades, tornando-se o grupo um espaço de aprendizagem, concretização de conhecimentos e experimentações do exercício profissional, ao passo em que sua participação contemplou todas as etapas da execução de um grupo (elaboração da ideia, planejamento das etapas, identificação de demandas, escolha de materiais, condução das atividades e recebimento das considerações acerca da execução).

Abstract

The incidence of children with microcephaly due to Congenital Syndrome of the Zika Virus encouraged the elaboration and adequacy of health services, especially in Brazil’s northeast, in order to continuously enable multiprofessional follow-up required by children and their families. This study aimed at describing the occupational therapeutic actions in a group of sensory-motor experiences for children with this condition and the experience of an Occupational Therapy intern as part of the group's driving team and the influence of the practice in constructing their professional training. A multidisciplinary weekly group was held at a Specialized Rehabilitation Center, with about 17 children, considering the questions and concerns of their caregivers regarding the management of stimulation strategies. Occupational Therapy actions included experiences of auditory, visual, tactile, proprioceptive stimulation and a toy workshop.The therapeutic group allowed the sharing of ideas, transforming their subjects and contexts. The analyzed experience enabled the perception of multiprofessional technical support as essential, even in the face of the chronic condition presented by those children, reinventing the meaning of medical care. The Occupational Therapy intern allowed the insertion in the team being committed to the accomplishment of activities, leading the group into a learning space, learning new concepts and experimenting the professional role, while its participation contemplated all the stages of the execution with the group (idea elaboration, planning of the stages, identification of demands, choice of materials, conduction of activities and receipt of considerations about execution).

Keywords: Microcephaly, Zika Virus, Psychomotor Performance, Self-Help Groups, Caregivers.

Resumen

La incidencia de niños con microcefalia por Síndrome Congénita de Zika Virus incentivó la elaboración y adecuación de los servicios de salud, en especial en el nordeste de Brasil, con el fin de permitir la monitorización multiprofesional continua requerida por los niños y sus familias. Este trabajo objetiva describir las acciones terapéuticas ocupacionales en un grupo de vivencias sensorio-motoras destinado a niños con esa condición y la experiencia de una interna de Terapia Ocupacional como parte del equipo de conducción del grupo y la influencia de esta práctica en la construcción de su formación profesional. Se reunió un grupo semanal multidisciplinario en un Centro Especializado en Rehabilitación, con cerca de 17 niños, considerando dudas y temores de sus cuidadores acerca del manejo de las estrategias de estimulación. Las acciones de Terapia Ocupacional incluyeron experiencias de estimulación auditiva, visual, táctil, proprioceptiva y un taller de juguetes. El grupo terapéutico posibilitó el intercambio de ideas, transformando a sus participantes y contextos. La experiencia analizada posibilitó la percepción del apoyo técnico multiprofesional como fundamental, incluso ante la condición crónica presentada por estos niños, reinventando el significado del cuidado. A la interna de Terapia Ocupacional se posibilitó la inserción en el equipo comprometido con la efectividad de las actividades, convirtiéndose el grupo en un espacio de aprendizaje, materialización de conocimientos y experimentaciones del ejercicio profesional, ya que su participación contempló todas las etapas de ejecución (planeaminento de las etapas, identificación de demandas, elección de materiales, conducción de las atividades y críticas).

Palabras clave: Microcefalia, Virus Zika, Desempeño Psicomotor, Grupos de Autoayuda, Cuidadores.

Biografia do Autor

Bruna Antunes Souto Favero Borba, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda de Terapia Ocupacional.

Maria Soraida Silva Cruz, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente.

Luanna Karine Pereira Bezerra, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Terapeuta Ocupacional. Especialização em Terapia Ocupacional Neurofuncional.

Raquel Costa Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Saúde Materno Infantil.

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Publicado

01-11-2019

Edição

Seção

Artigo Original