Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education

Autores

  • MARIA NATALIA SANTOS CALHEIROS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA https://orcid.org/0000-0001-5219-7691
  • Natália Sobral Monteiro Universidade Federal da Paraíba
  • Jessyca Gabrielle Albuquerque Virgolino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34621

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, violência, escola, crianças

Resumo

Introdução: Sabe-se que a escola é um ambiente que contribui não só para o desenvolvimento de aprendizagem, mas também para a construção da cidadania, e nesse contexto diversas medidas vêm sendo tomadas para o enfrentamento da violência. Objetivo: Este artigo propõe investigar as possíveis intervenções da terapia ocupacional para o enfrentamento da violência na escola na educação infantil através de um diagnóstico situacional. Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, sendo realizada numa escola pública de educação básica localizada no município de João Pessoa-PB e sua coleta de dados se deu por meio de observações das crianças no recreio e aplicação de entrevista semiestruturada com professores e profissionais da educação infantil. Resultados: Utilizou-se a análise categorial de Bardin e desenvolveu-se três categorias abrangendo o significado da violência para os profissionais, as realidades do contexto frente a violência na escola e propostas de enfrentamento. Conclusão: Concluiu-se que, para o enfrentamento, é necessário construir um trabalho de atenção e cuidado articulado com a escola, crianças, família e comunidade.

Palavras-chave: Violência. Escola. Terapia Ocupacional. Educação Infantil. Enfrentamento da violência. Crianças. 


Abstract

Introduction: It is known that the school is an environment that contributes not only to the development of learning, but also to the construction of citizenship, and in this context several measures have been taken to confront violence. Objective: This article proposes to investigate the possible interventions of occupational therapy to cope with violence at school in early childhood education through a situational diagnosis. Method: The research is characterized as qualitative, being carried out in a public school of basic education located in the city of João Pessoa-PB and its data collection occurred through observations of children in the playground and application of semi-structured interviews with teachers and early childhood education professionals. Results: Bardin's categorical analysis was used and three categories were developed covering the meaning of violence for professionals, the realities of the context in the face of violence at school and proposals for coping. Conclusion: It was concluded that, in order to cope, it is necessary to build a work of attention and care articulated with the school, children, family and community.

Keywords: Violence. School; Occupational Therapy. Early Childhood Education. Coping with violence. Children.

 

Resumen

Introduction: Se sabe que la escuela es un entorno que contribuye no sólo al desarrollo del aprendizaje, sino también a la construcción de la ciudadanía, y en este contexto se han tomado varias medidas para hacer frente a la violencia. Objetivo: Este artículo propone investigar las posibles intervenciones de terapia ocupacional para hacer frente a la violencia en la escuela en la educación de la primera infancia a través de un diagnóstico situacional. Método: La investigación se caracteriza por cualitativa, realizada en una escuela pública de educación básica ubicada en la ciudad de Joao Pessoa-PB y su recopilación de datos se produjo a través de observaciones de niños en el patio de recreo y aplicación de entrevistas semiestructuradas con profesores y profesionales de la educación de la primera infancia. Resultado: Se utilizó el análisis categórico de Bardin y se desarrollaron tres categorías que abarcan el significado de la violencia para los profesionales, las realidades del contexto frente a la violencia en la escuela y las propuestas para hacer frente a la violencia. Conclusión: Se llegó a la conclusión de que, para hacer frente, es necesario construir una obra de atención y cuidado articulada con la escuela, los niños, la familia y la comunidad.

Palabras clave: Violencia. Escuela. Terapia Ocupacional. Educación en la primera infância. Afrontamiento de la violência. Niños. 

Biografia do Autor

Natália Sobral Monteiro, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Terapia Ocupacional

Jessyca Gabrielle Albuquerque Virgolino, Universidade Federal da Paraíba

Alunda de Graduação do curso de Terapia Ocupacional

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Publicado

12-05-2021

Edição

Seção

Artigo Original