Percepção de responsáveis sobre o envolvimento de crianças e adolescentes diabéticos em ocupações durante o distanciamento social devido à pandemia por covid-19/ Carers perception on the involvement of diabetic children and adolescents in occupations during the social distancing due to the Covid-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41749

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus. Pediatria. Ocupações. Infecções por Coronavírus.

Resumo

Introdução: Para alcançar um estado de saúde física e mental é necessário que os sujeitos se envolvam em ocupações. A pandemia por COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, enquanto política de não propagação do vírus, trouxeram impactos nas ocupações das crianças e dos adolescentes diabéticos e, consequentemente, em seu estado de saúde. Objetivo: Compreender as implicações do distanciamento social durante a pandemia por COVID-19 no envolvimento ocupacional de crianças e adolescentes com diabetes atendidos em um hospital universitário pediátrico a partir da percepção de seus responsáveis/familiares. Métodos: Foi realizada a aplicação de questionário por via telefônica a 59 responsáveis/familiares de crianças e adolescentes atendidos no Ambulatório de Diabetes de um hospital universitário pediátrico. Foram incluídas as respostas de 30 responsáveis que relataram mudanças específicas nas ocupações dos pacientes durante o distanciamento social. Os dados coletados foram categorizados de acordo com o modelo canadense do desempenho ocupacional e apresentados de forma descritiva. Resultados: O Autocuidado foi mencionado como impactado em 19 relatos: atividades físicas (9), alimentação (9), sono (1). A Produtividade esteve presente em 10 relatos: estudo (8), brincar (2). O Lazer foi descrito em 21 relatos: mobilidade urbana (16), interações sociais (3), uso de equipamentos eletrônicos (2). Conclusões: Foi possível identificar uma abrupta necessidade de reorganização das ocupações de autocuidado, produtividade e lazer motivados pelo distanciamento social. Esta pesquisa integra um corpo de conhecimento que vem se produzindo no intuito de analisar os impactos da pandemia por COVID-19 na vida ocupacional das pessoas assistidas pela terapia ocupacional.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Pediatria. Ocupações. Infecções por Coronavírus. Terapia Ocupacional.

 

Abstract

Introduction: To achieve a state of physical and mental health, it is necessary that people get involved in occupations. The COVID-19 pandemic and the need for social distancing, as a policy for not spreading the virus, has caused impacts on the daily occupations of diabetic children and adolescents and, consequently, on their health status. Objective: To understand the implications of social distancing during the COVID-19 pandemic on the occupational involvement of children and adolescents with diabetes treated at a university pediatric hospital from the perspective of their parents/guardians. Method: A questionnaire was administered by resente to 59 parents/guardians of children and resentetes treated at the Diabetes Ambulatory of a pediatric university hospital. Responses from 30 caregivers who reported specific changes in patients’ occupations during social distance were included. The collected data were categorized according to the Canadian model of occupational performance and presented in a descriptive way. Results: The Self-Care was mentioned as impacted in 19 reports: physical activities (9), food (9), sleep (1). The Productivity was resente in 10 reports: study (8), play (2). Leisure was described in 21 reports: urban mobility (16), social interactions (3), use of electronic equipment (2). Conclusion: It was possible to identify na abrupt need to reorganize self-care, productivity and leisure occupations motivated by social detachment. This research integrates a body of knowledge that has been produced in order to analyze the impacts of the COVID-19 pandemic on the occupational life of people assisted by occupational therapy.

Keywords: Diabetes Mellitus. Pediatrics. Occupations. Coronavirus Infections. Occupational Therapy.

 

Resumen

Introducción: Para lograr un estado de salud física y mental, es necesario que los sujetos estén involucrados en ocupaciones. La pandemia de COVID-19 y la necesidad del aislamiento social, en relación a política de no propagación del virus, trajo impactos en las ocupaciones diarias de los niños y adolescentes diabéticos y, en consecuencia, en su estado de salud. Objetivo: Comprender las implicaciones del aislamiento social durante la pandemia COVID-19 en la participación ocupacional de niños y adolescentes con diabetes atendidos en un hospital universitario pediátrico desde la perspectiva de sus padres/tutores. Método: Se aplicó un cuestionario telefónico a 59 padres / tutores de niños y adolescentes atendidos en el Ambulatorio de Diabetes de un hospital universitario pediátrico. Se incluyeron las respuestas de 30 cuidadores que informaron cambios específicos en las ocupaciones de los pacientes durante la distancia social. Los datos recopilados se categorizaron de acuerdo con el modelo canadiense de desempeño ocupacional y se presentaron de manera descriptiva. Resultados: El Autocuidado se mencionó como impactado en 19 informes: actividades físicas (9), alimentación (9), sueño (1). El Productividad estuvo presente en 10 informes: estudio (8), juego (2). El Ocio fue descrito en 21 informes: movilidad urbana (16), interacciones sociales (3), uso de equipos electrónicos (2). Conclusión: Se pudo identificar una abrupta necesidad de reorganizar las ocupaciones del autocuidado, la productividad y el ocio motivadas por el aislamiento social. Esta investigación integra un cuerpo de conocimiento que se ha producido con el fin de analizar los impactos de la pandemia COVID-19 en la vida ocupacional de las personas asistidas por terapia ocupacional.

Palabras clave: Diabetes Mellitus. Pediatría. Ocupaciones. Infecciones por Coronavirus. Terapia Ocupacional.

Biografia do Autor

Amanda Venturino Estorque, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Ana Lucia Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina - UFRJ

Luiza Maria Calvano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina - UFRJ

Márcia Gonçalves Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina - UFRJ

Angela Rodrigues Souza e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

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Publicado

02-08-2021

Edição

Seção

Artigo Original