Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto42793Palavras-chave:
Telessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimentoResumo
Contextualização: Relato de experiência do estágio obrigatório do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e da Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Processo de Intervenção: Participaram 8 estagiários de graduação, 1 terapeuta ocupacional pós-graduanda em TEA e uma docente terapeuta ocupacional, prestando atendimentos remotos a 14 crianças de 1 a 9 anos de idade e suas famílias. As intervenções ocorreram de maneira síncrona, assíncrona ou ambas. Análise crítica da prática: foram observados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades das crianças, bem como em seu desempenho e satisfação, avaliados pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Síntese de considerações: O estágio no formato telessaúde possibilitou a continuidade das intervenções das crianças previamente atendidas, capacitar pais e cuidadores, além de averiguar possibilidades de atuação em terapia ocupacional pediátrica nesta modalidade, no contexto da COVID-19.
Palavras-chave: telessaúde; terapia ocupacional; transtornos do desenvolvimento
Abstract
Contextualization: Experience report of the mandatory internship of the Undergraduate Course in Occupational Therapy and of the Specialization in Autism Spectrum Disorder (ASD) of Universidade Federal de Minas Gerais Intervention Process: 8 undergraduate interns participated, 1 occupational therapist specializing in ASD and a teaching occupational therapist, providing remote assistance to 14 children aged 1 and 9 years and their families. The interventions took place in a synchronous, asynchronous or both ways. Critical analysis of the practice: positive results were observed in the development of children's skills, as well as in their performance and satisfaction, assessed by the Canadian Occupational Performance Measure. Summary of considerations: The internship in the telehealth format made it possible to continue the interventions of children previously attended, to train parents and caregivers, in addition to investigating possibilities of work in pediatric occupational therapy in this modality, in the context of COVID-19.
Keywords: telehealth; occupational therapy; developmental disorders
Resumen
Contextualización: Antecedentes: Informe de experiencia de la pasantía obligatoria del Curso de Grado en Terapia Ocupacional y de la Especialización en Trastorno del Espectro Autista (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Proceso de intervención: participaron 8 pasantes de pregrado, 1 terapeuta ocupacional especialista en TEA y un terapeuta ocupacional docente, brindando asistencia remota a 14 niños de 1 y 9 años y sus familias. Las intervenciones se produjeron de forma sincrónica, asincrónica o en ambos sentidos. Análisis crítico de la práctica: se observaron resultados positivos en el desarrollo de las habilidades de los niños, así como en su desempeño y satisfacción, evaluados por la Canadian Occupational Performance Measure. Resumen de consideraciones: La pasantía en el formato de telesalud permitió continuar las intervenciones de los niños previamente atendidos, capacitar a los padres y cuidadores, además de investigar posibilidades de trabajo en terapia ocupacional pediátrica en esta modalidad, en el contexto de COVID- 19.
Palavras clave: Telesalud. Terapia ocupacional. Trastornos del desarrollo
Referências
Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A.A. CO-OPerando para o sucesso na participação: cartilha educativa para pais. 2016. Available: http://www.eeffto.ufmg.br/ideia/
Brichi, A.C.S., & Oliveira, A.K.C. (2013). A utilização da abordagem centrada na família na reabilitação neuropediátrica. Ver. Bras. Ciênc. Saúde, 11(38), 74-81. https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.2006
Bundy, A. C., & Bulkeley, K. (2020). Using Sensory Integration Theory in Coaching. In: Bundy, A. C., Jane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 393-415.
Cason J. (2014). Telehealth: a rapidly developing service delivery model for occupational therapy. Int J telerehabilitation, 6(1), Artigo. https://doi.org/10.5195/ijt.2014.6148
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. (2020a). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825
Gibbs, V., & Toth-Cohen, S. (2011). Family-centered occupational therapy and telerehabilitation for children with autism spectrum disorders. Occup Ther Health Care, 25(4), 298-314. https://doi.org/10.3109/07380577.2011.606460
Keane, Y. (2020). Telepractice for Early Childhood Intervention Practitioners. Early Childhood Intervention Australia. https://www.flipsnack.com/earlychildhoodintervention/ecia-telepractice-for-eci-practitioners-april-2020/full-view.html
Klozovski, M. L. et al. (2011). Comunicação e Interação com o Professor: Percepção de Valor e a Satisfação dos Estudantes no Ensino a Distância e no Ensino Presencial. Rev. Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 20(1), 143-169. https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3329
Law, M. et al; Cardoso, A.A., Magalhães, L.V., & Magalhães, L.C. (2009). Medida canadense de desempenho ocupacional - COPM. Belo Horizonte, ed. UFMG, 63 p.
Magalhães, L. C. (2008). Integração sensorial: uma abordagem específica de Terapia Ocupacional. In: Drummond, A. F; Rezende, M. B. Intervenções de Terapia ocupacional. Belo Horizonte, ed. UFMG, 45-69.
Magalhães, L.C. (2011). Transtornos da coordenação motora e da aprendizagem. In: Cavalcanti, A., Galvão, C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro, ed. Guanabara Koogan, 314-327
Maldonado, J. M S et al. (2016). Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32(2). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00155615
Malfitano, A. P. S.; Cruz, D. M. C., & Lopes, R. E. (2020). Terapia ocupacional em tempos de pandemia: seguridade social e garantias de um cotidiano possível para todos. Cad. Bras. Ter. Ocup, 28(2). http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoed22802
Marques, M. R. et al. (2014). Aplicações e benefícios dos programas de Telessaúde e Telerreabilitação: uma revisão da literatura. Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde, 8(1), 43-52. https://doi.org/10.3395/reciis.v8i1.501
Polatajko, H. J., Mandich, A., & Mcewen, S. E. (2018). Orientação cognitiva para desempenho ocupacional diário: intervenção com base na cognição para crianças e adultos. In: Katz; Noomi. Neurociência, reabilitação cognitiva e modelos de intervenção em Terapia Ocupacional. 3 ed., São Paulo, 279- 300.
Santos, M. T. N. et al. (2014). Aplicação da telessaúde na reabilitação de crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr, 32(1), 136-143. https://doi.org/10.1590/S0103-05822014000100020
Schell, B. A. B. (2002) Raciocínio profissional na prática. In: Willard & Spackman. Terapia Ocupacional, Ed. Guanabara Koogan, 318- 331.
Silva, M. R. et al. (2020) A terapia ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: Reformulando a prática profissional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171
Vanleit, B., & Crowe, T.K. (2002). Outcomes of an Occupational Therapy Program for Mothers of Children with Disabilities: Impact on Satisfaction With Time Use and Occupational Performance. American Journal of Occupational Therapy, 56, 402–410. https://doi.org/10.5014/ajot.56.4.402
Williams, M.S., & Shellenberger, S. (2020). Section 2: The alert program® for self-regulation. In A.C. Bundy, S. J. Lane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 432-438.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.