Práticas especificas e compartilhadas de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde no Brasi/Specific and shared practices of occupational therapists in primary health care in brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto58624

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional. Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Sistema Único de Saúde. Método de Pesquisa.

Resumo

Introdução. A Terapia Ocupacional tem participado da Atenção Primária à Saúde (APS), desde do final dos anos 1970, buscando ampliar a abrangência e integralidade do cuidado. Objetivo. Identificar e analisar as práticas específicas e compartilhadas de Terapeutas Ocupacionais na APS no Brasil. Métodos. O estudo de métodos mistos (sequencial explanatória) por meio da coleta de dados em duas fases interativas: 1ª Fase - Quantitativa e 2ª Fase – Qualitativa, além de uma 3ª Fase de triangulação de dados. Na 1ª Fase foi aplicado um Questionário autoaplicável disponibilizado na rede internet respondido por 105 terapeutas ocupacionais, que atuavam na APS nas cinco regiões do Brasil. Posteriormente, na 2ª Fase foi realizada entrevista com oito terapeutas ocupacionais e a observação de semanas típicas de atividades de duas profissionais Resultados. As práticas realizadas se desenvolvem a partir da relação profissional-usuário(s) humanizada, da avaliação, do planejamento e de intervenções individuais, familiares, grupais e comunitárias, com uso de diversas tecnologias, abordagens e ferramentas, que fazem a mediação teórico-prática deste processo. As práticas focalizam a participação das pessoas, famílias e comunidades em diferentes áreas da vida cotidiana e utilizam atividades/ocupações significativas junto à população nos serviços de saúde, domicílios, em equipamentos do território e espaços públicos. Conclusão. Práticas específicas e compartilhadas são realizadas por terapeutas ocupacionais na APS e se desenvolvem a partir da relação profissional-usuário(s) humanizada, da avaliação, do planejamento e de intervenções individuais, familiares, grupais e comunitárias.

Palavras chaves: Terapia Ocupacional, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Sistema Único de Saúde, Método de Pesquisa.


Abstract

Introduction. Occupational Therapy has been part of Primary Health Care (PHC) since the late 1970s, seeking to expand the scope and comprehensiveness of care. Goal. Identify and analyze the specific and shared practices of Occupational Therapists in PHC in Brazil. Methods: The study of mixed methods (explanatory sequential) through data collection in two interactive phases: 1st Phase - Quantitative and 2nd Phase - Qualitative, in addition to a 3rd Phase of data triangulation. In the 1st Phase, a self-administered questionnaire was applied, available on the internet, answered by 105 occupational therapists, who worked in PHC in the five regions of Brazil. Subsequently, in the 2nd Phase, interviews were conducted with eight occupational therapists and observation of typical weeks of activities by two professionals. Results: The practices carried out are developed from the humanized professional-user(s) relationship, the assessment, planning and individual, family, group and community interventions, using different technologies, approaches and tools, which make the theoretical-practical mediation of this process. The practices focus on the participation of people, families and communities in different areas of daily life and use significant activities/occupations with the population in health services, homes, equipment in the territory and public spaces. Conclusion: Specific and shared practices are carried out by occupational therapists in PHC and are developed based on the humanized professional-user(s) relationship, assessment, planning and individual, family, group and community interventions.


Keywords: Occupational Therapy. Primary Health Care. Family Health Strategy. Unified Health System. Research Method

 

Resumen

Introducción. La Terapia Ocupacional forma parte de la Atención Primaria de Salud (APS) desde finales de la década de 1970, buscando ampliar el alcance y la integralidad de la atención. Meta. Identificar y analizar las prácticas específicas y compartidas de los Terapeutas Ocupacionales en APS en Brasil. Métodos. El estudio de métodos mixtos (secuenciales explicativos) a través de la recolección de datos en dos fases interactivas: 1ª Fase - Cuantitativa y 2ª Fase - Cualitativa, además de una 3ª Fase de triangulación de datos. En la 1ª Fase, se aplicó un cuestionario autoadministrado, disponible en internet, respondido por 105 terapeutas ocupacionales, que actuaban en APS en las cinco regiones de Brasil. Posteriormente, en la 2ª Fase, se realizaron entrevistas a ocho terapeutas ocupacionales y observación de semanas típicas de actividades por parte de dos profesionales. Resultados. Las prácticas realizadas se desarrollan a partir de la relación humanizada profesional-usuario(s), la evaluación, planificación e intervenciones individuales, familiares, grupales y comunitarias, utilizando diferentes tecnologías, enfoques y herramientas, que hacen la mediación teórico-práctica de este proceso. Las prácticas se enfocan en la participación de las personas, familias y comunidades en diferentes ámbitos de la vida cotidiana y utilizan actividades/ocupaciones significativas con la población en los servicios de salud, viviendas, equipamientos del territorio y espacios públicos. Conclusión. Las prácticas específicas y compartidas son realizadas por terapeutas ocupacionales en la APS y se desarrollan a partir de la relación humanizada profesional-usuario(s), evaluación, planificación e intervenciones individuales, familiares, grupales y comunitarias.

 

Palabras clave: Terapia Ocupacional. Atención Primaria de Salud. Estrategia de Salud de la Familia. Sistema Único de Salud. Método de Investigación.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe (CAMPUS/Lagarto)

Professor Adjunto do Departameto de Terapia Ocupacioal da Universidade de Sergipe. Terapeuta Ocupacional, graduado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Mestre e doutor em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

Agreli, H. F. et al. (2016). Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Revista Interface, 59 (20), 905-916. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0511

Anéas, T. V. (2018). O apoio Paidéia e o NASF no município de São Paulo. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. https://www.unicamp.br/anuario/2018/FCM/FCM-tesesdoutorado.html

Ballarin, M. L. G. S. (2007). Abordagens grupais em Terapia Ocupacional. In: Cavalcanti, A. & Galvão, G. (Org.). Terapia Ocupacional: fundamentação & prática. (pp. 38-43). KOOGAN.

Bolt, M. et al. (2019). Scoping review: occupational therapy interventions in primary care. Primary Health Care Research and Development, 20(e28), 1-6. https://doi.org/10.1017/S146342361800049X

Brasil (2023). Portaria nº 635 de 22 de maio de 2023 - Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais (E-multi) na Atenção Primária à Saúde no SUS. Ministério da Saúde.

Campos, G. W. S. (1999). Equipes de referência e apoio especializado matricial: um ensaio sobre a reorganização do trabalho em saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 4(2), 393-403.

Campos, G. W. S. (1997). A clínica do sujeito: por uma clínica reformulada e ampliada. Campinas: DMPS/Unicamp, mimeo.

Charmaz, K. A. (2009). A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Artmed.

Creswell, J. W. & Clark, V. L. P. (2013). Pesquisa de métodos mistos. 2ª ed. Penso.

Cyrino, A. P. P. (2005) As competências no cuidado com diabetes melittus; contribuições à educação e comunicação em saúde. [Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-02022006-155115/pt-br.php

Cunha, G. T. (2010) A construção da clínica ampliada na atenção básica. 3ª ed. Hucitec.

Donnelly, C. et al. (2023). Occupational therapy services in primary care: a scoping review. Prim Health Care Res Dev ; 24(e7), 01-09. https://10.1017/S1463423622000123

Fontanella, B. J. B. et al. (2008). Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, 24(1), 17-27. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100003

Galheigo, S. M. (2003). O cotidiano na terapia ocupacional: cultura, subjetividade e contexto histórico social. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 14(3), 104-109. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i3p104-109

Galheigo, S. M. et al. (2018). Produção de conhecimento, perspectivas e referências teórico-práticas na terapia ocupacional brasileira: marcos e tendências em uma linha do tempo. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 26(4), 723-738.

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1773

Hasselkus, B. R. (2018). The meaning of everyday occupation: research and practice. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 29(1), 80-84. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p80-84

Manfreda, K. L., & Vehovar, V. (2008). Internet surveys. In E. D. Leeuw, J. J. et al. (Orgs.), International handbook of survey methodology. The European Association of methodology (pp. 264-284). Alemanha: Routledge.

Melo, E. A. et al. (2018). Dez anos dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf): problematizando alguns desafios. Revista Saúde em Debate, 42(1), 328-340. https://doi.org/10.1590/0103-11042018S122

Mendonça, M. H. M. et al. (Orgs) (2018). Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa. Editora (Fiocruz).

Rocha, E. F. et al. (2012). Terapia ocupacional na Atenção Primária à Saúde: atribuições, ações e tecnologias. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 20(3), 351-361. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.035

Silva, R. A. S. et al. (2021). O papel da terapia ocupacional na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes e estudantes da área. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29(3), 229-237. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO2214

Silva, R. A. S., & Oliver, F. C. (2020). A interface das práticas de terapeutas ocupacionais com os atributos da atenção primária à saúde. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28(3), 784- 808. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2029

Silva, R. A. S. (2020). A prática de terapeutas ocupacionais na Atenção Primária à Saúde no Brasil. 308. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12286?show=full

Silva, R. A. S. et al. (2018). Formação graduada em Terapia Ocupacional e a Atenção Primária à Saúde: apontamentos essenciais ao debate. In: SILVA, R. A. S. et al. (Orgs). Formação em terapia ocupacional no Brasil: pesquisas e experiências no âmbito da graduação e pós-graduação (pp.145-168). FiloCzar.

Silva, R. A. S. (2016). A Formação Graduada de Terapeutas Ocupacionais para o Cuidado na Atenção Primária à Saúde no Estado de São Paulo. [Dissertação de Mestrado em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7499?show=full

Starfield, D. B. (2002). Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologias. UNESCO/Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

15-08-2023