Ges.TO: 35 anos ampliando as fronteiras da psicoterapia ocupacional
Ges.TO: 35 years expanding the frontiers of occupational psychotherapy
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62192Resumo
Neste editorial, relata-se a trajetória dos 35 anos do Grupo de Estudos Profundos de Terapia Ocupacional (Ges.TO), desde sua fundação à atualidade. Retrata-se o contexto crítico-reflexivo vivido por Rui Chamone Jorge em sua atuação profissional, impulsionado pela busca por conhecimentos que transcendessem as limitações do ensino convencional de sua época, possibilitando uma atenção integral ao ser humano e culminando com a criação deste grupo de estudos. O Ges.TO tem se destacado por uma diversidade de atividades que abraçam a inovação, a pesquisa e a disseminação de conhecimento. Além disso, sua influência no desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional de seus integrantes tem sido inestimável, formando gerações de terapeutas ocupacionais comprometidos com a excelência e o cuidado integral das populações atendidas.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Psicoterapia. Educação continuada.
Referências
Jorge, RC. (1995). Psicoterapia Ocupacional: história de um desenvolvimento. (1ª ed.). GESTO.
Jorge, RC. (1989). Relação Terapeuta Paciente: notas introdutórias. (2ª ed.). Ges.TO.
Jorge, RC. (1984). Chance para uma esquizofrênica. (1ª ed.). Imprensa Oficial.
Jorge, RC. (1984). Terapia Ocupacional psiquiátrica: aperfeiçoamento. (1ª ed.). FUMARC/PUC-MG.
Ges.TO. (2022). Psicoterapia Ocupacional enquanto abordagem na Terapia Ocupacional. (1ª ed.). GESTO. www.grupogesto.com.br
Mata, CC. (2019). Ges.TO: 30 anos de resistência e conquistas da Psicoterapia Ocupacional proposta pelo Prof. Rui Chamone Jorge. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional: “50 anos de Terapia Ocupacional no Brasil: perspectivas científicas, práticas e nas políticas públicas” (pp. 151-156). Recife: ABRATO. https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40059/pdf_1
Registro Civil de Pessoa Jurídica (1990). Ata da reunião de 16 de setembro de 1988, de fundação do Grupo de Estudos Profundos de Terapia Ocupacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.