Repertório ocupacional de crianças brasileiras relativo às tarefas domésticas

Occupational repertoire of brazilian children related to household chores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62712

Palavras-chave:

terapia ocupacional, criança, Desenvolvimento infantil

Resumo

Introdução: O repertório ocupacional infantil é caracterizado por ocupações especificas, dentre estas, a tarefas domésticas. São vários os fatores que influenciarão a participação, desempenho e engajamento das crianças nesta ocupação. Objetivo: identificar o desempenho e engajamento das crianças na ocupação e verificar a relação das tarefas ausentes, conforme o interesse, habilidade e oportunidade. Métodos: Estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa, que teve como amostra 20 mães de crianças com desenvolvimento típico e idades entre 2 e 12 anos. Os dados foram coletados por meio da PEDI-CAT, para a identificação do perfil funcional e da ORDM-P, para o reconhecimento do repertório ocupacional. Resultados: A aplicação da PEDI-CAT indicou que todas as crianças obtiveram o escore normativo dentro do esperado para faixa etária, uma vez que pontuaram entre 30 e 70 no Escore-T e acima de 5 no Percentil. Por meio da aplicação da ORDM-P, verificou-se que não houve nenhuma atividade do grupo Tarefas Domésticas que estivesse presente no repertorio de 100% da amostra. Discussão: Confirmou-se que as crianças apresentam habilidades necessárias para a realização das atividades esperadas para a idade. O desenvolvimento do repertório ocupacional evidenciou semelhanças na aquisição de atividades de acordo com a faixa etária, sendo que a partir dos 10 anos de idade, todas as atividades classificadas pelo instrumento como presentes no repertório ocupacional eram realizadas pelas crianças. Conclusão: O desenvolvimento do repertório ocupacional infantil, para além do desempenho, está intimamente relacionado com as oportunidades provindas do meio e do engajamento das crianças para participarem de uma ocupação.

Abstract: Introduction: Children's occupational repertoire is characterized by specific occupations, including household chores. There are several factors that will influence children's participation, performance and engagement in this occupation. Objective: Identifying children's performance and engagement in the occupation and verify the absent tasks, according to interest, ability and opportunity. Methods: Descriptive cross-sectional study with a quantitative approach, which sampled 20 mothers of children with typical development aged between 2 and 12 years. Data were collected using PEDI-CAT, to identify the functional profile and ORDM-P, to recognize the occupational repertoire. Results: The application of the PEDI-CAT indicated that all children obtained the normative score within the expected range for their age group, as they scored between 30 and 70 on the T-Score and above 5 on the Percentile. Through the application of ORDM-P, it was verified that there was no activity from the household chore that was present in the repertoire of 100% of the sample. Discussion: It was confirmed that children have the necessary skills to carry out the activities expected for their age. The development of the occupational repertoire proved similarities in the acquisition of activities according to age group, and from the age of 10 onwards, all activities classified by the instrument as present in the occupational repertoire were carried out by children. Conclusion: The development of children's occupational repertoire, besides the performance, is closely related to the opportunities provided by the environment and children's engagement to participate in an occupation.

Keywords: occupational therapy. child. child development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, M. F., Drummond, F., Coster, W. J., Mancini, M. C. (2014). Household task participation of children and adolescents with cerebral palsy, Down syndrome and typical development. Research in Developmental Disabilities, 35(2), 414-22. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2013.11.021

Carvalhal, M., Vasconcelos-Raposo, J. (2007). Diferenças entre géneros nas habilidades: correr, saltar, lançar e pontapear. Motricidade. 3(3), p. 44-56. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/662

Davis, J. & Polatajko, H. (2006). Occupational development of children. In: S. Rodger S & J. Ziviani (Eds.). Occupational Therapy with children: understanding children’s occupations and enabling participation (pp.136-157). Malden: Blackwell Publishing.

Drummond, A. F. (2014). Participação de crianças e de adolescentes nas tarefas domésticas [Tese de doutorado - Universidade Federal de Minas Gerais]. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JUHQY/1/tese_adriana_drummond.pdf

Drummond, A. F., Gomes, A. M. C., Coster, W., Mancini, M. C. (2015). Predictive Factors of Household Task Participation in Brazilian Children and Adolescents. OTJR: Occupation, Participation and health. 35(2).https://www.researchgate.net/publication/275222093_Predictive_Factors_of_Household_Task_Participation_in_Brazilian_Children_and_Adolescents

Faustino G., Figueiredo M. O. (2022). Repertório ocupacional na literatura nacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 30: 3276. https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3276

Gabbard, C., Rodrigues, L. P. (2010). Testes contemporâneos de avaliação do comportamento motor infantil. In: Moura-Ribeiro MVL, Gonçalves VMG. Neurologia do desenvolvimento da criança. p. 270-287.

Haley, S. M., Coster, W. J., Dumas, H. M., Fragala-Pinkham, M. A., Moed, R. (2012). PEDI-CAT: development, standardization and administration manual. Boston: Boston University Medical Center.

King, G., Law, M., King, S., Rosenbaum, P., Kertoy, M. K., Young, N. L. (2003). A conceptual model of the factors affecting the recreation and leisure participation of children with disabilities. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics . 23(1):63-90. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12703385/

Mandich, A., & Rodger, S. (2006). Doing, being and becoming: their importance for children. In S. Rodger & J. Ziviani (Eds.). Occupational therapy with children: understanding children’s occupations and enabling participation (pp.115-135). Malden: Blackwell Publishing.

Maronesi, L. C., Figueiredo, M. de O., Santos E. dos, Gonçalves, S. M. M., de Campos, S. D. F. (2015). Análise de uma intervenção dirigida ao desenvolvimento da coordenação motora fina, global e do equilíbrio. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 23(2):273-84. https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/995

Njelesani, J., Pontes, T., & Davis, J. (2019). Occupational Repertoire Development Measure - Parent (ORDM-P): face validity, comprehensiveness, and internal consistency. British Journal of Occupational Therapy, 83(5), 326-333.http://dx.doi.org/10.1177/0308022619885247.

Njelesani, J., Pontes, T., Davis, J., & Polatajko, H. (2017). Test construction of the Occupational Repertoire Development Measure-Parent (ORDM–P). The American Journal of Occupational Therapy,71(4), 7111500047p1.http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2017.71S1-PO4144

O’sullivan, S. B., Schmitz, T. J. (2004). Fisioterapia: avaliação e tratamento. (2nd edição) Barueri-SP: Manole.

Polatajko H. J., Davis J., Stewart D., Cantin N., Amoroso B., Purdie L., & Zimmerman D. (2013). Specifying the domain of concern: Occupations as core. In: Townsend, E.; Polatajko, H. (eds), Enabling occupation II: Advancing an occupational therapy vision for health, well-being and justice through occupation (2nd ed., pp.14–36). Ottawa, ON: CAOT Publications ACE.

Pontes, T. B., Silva, B. M., Sousa, J., Almeida, P. H. T. Q. de, Davis, J., & Polatajko, H. (2016). Measuring children activity repertoire: is the paediatric activity card sort a good tool for Brazilian therapists? Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(3), 435–445. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0754

Pontes, T. B., Njelesani, J., Davis, J., Polatajko, H. (2018). With word through picture, the child emerges: The construction of the Occupational Repertoire Development Measure-Child (ORDM-C). 17th World Federation of Occupational Therapists (WFOT) Congress. Cape Town, South Africa. https://congress2018.wfot.org/downloads/presentations/SE76/tatiana_pontes.pdf

Pontes, T. B., Mah, K., Arnold, A. K., Polatajko, H. J., Davis, J. A. (2020). The occupational repertoires of children with mobility difficulties: The child’s perspective. British Journal of Occupation. 83(4), 228-236. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0308022619897877

Rende, R. (2021). Chores: Why they still matter and how to engage youth. Child and Adolescent Behavior Letter, 37(6), 1–4. DOI:10.1002/cbl.30545

Souza, A. B. de, Meurer, L. de M., & Cymrot, R. (2021). Avaliação do desempenho funcional em crianças com suspeita de transtorno do espectro autista. Revista Neurociências, 29, 1-14. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12183

Tima, F. C. (2020). Repertório ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento motor, da linguagem e na habilidade pessoal-social [dissertação de mestrado - Universidade Federal de São Carlos]

Townsend, E. A., Polatajko, H. J. (2013). Enabling occupation II: Advancing an occupational therapy vision for health, well-being, and justice through occupation. Ottawa, Ontario: Canadian Association of Occupational Therapists.

White, E. M., DeBoer, M. D., Scharf, R. J. (2019). Associations between household chores and childhood self-competency. Journal of Development & Behavior Ped. 40(3), 176– 182. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30507727/.

Downloads

Publicado

18-03-2025

Como Citar

Faustino, G., & Figueiredo , M. de O. (2025). Repertório ocupacional de crianças brasileiras relativo às tarefas domésticas : Occupational repertoire of brazilian children related to household chores . Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 9(2). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62712

Edição

Seção

Artigo Original