A construção de um olhar do estudante de Terapia Ocupacional marcado pela formatividade dos corpos
The construction of an occupational therapy student's perspective marked by the formativity of bodies
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64079Palavras-chave:
Corpo Humano, Ensino, Terapia Ocupacional, Recursos AudiovisuaisResumo
Introdução: A formatividade se refere à auto-produção dos corpos na interação constante entre forças biológicas, ambientes e subjetividade. Os corpos criam formas somáticas para dar conta dos desafios que se apresentam e para manter os processos de diferenciação, crescimento e complexificação da vida em direção ao futuro. Objetivos: Explorar a construção do olhar do estudante para o corpo na intenção de avaliar/investigar o quanto os estudantes compreendem os corpos em sua interação com ambientes, o quanto problematizam ou não os corpos em atividade, e se o percebem como componente dos modos de subjetivação. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de documentos em vídeo e texto disponibilizados online pelo Laboratório do Processo Formativo, com análise qualitativa de conteúdo e imagem. Resultados: Essa perspectiva evidencia que estamos constantemente filtrando ambientes e produzindo expressão da forma. Ajuda a pensar a cena clínica como um ambiente que favorece com que os corpos se produzam e se conectem às ecologias que compõem a vida cotidiana singularmente; e que sustenta as intensidades que reverberam a cada experiência de atualização das formas. Discussão: Favorece com que o olhar do terapeuta ocupacional possa adentrar a experiência dos corpos se perfazendo em atividades, corporificando e produzindo diferenças em cada corpo, e entre os corpos. Conclusão: A construção desse olhar na formação do estudante considera a criação de ambientes confiáveis e possibilita a conexão com o próprio modo de formar. Favorece a percepção de si como ecologia, aprendendo a acolher-se para acolher o outro.
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