Possibilidades da Terapia Ocupacional em um centro educacional especializado: um relato de prática
Possibilities of occupational therapy in a specialized educational center: a practice report
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64769Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Desempenho Ocupacional, Terapia Ocupacional.Resumo
Contextualização: Nesta análise de prática, foi relatada a prática terapêutica ocupacional de discentes, na disciplina de estágio obrigatório, junto às crianças e adolescentes matriculados em um serviço educacional especializado. Processo de Intervenção: As intervenções foram desenvolvidas por meio de avaliações, treinos e atividades individuais e em duplas, com foco nas ocupações do contexto escolar. Análise Crítica da Prática: No que se refere à prática do terapeuta ocupacional no contexto educacional, observou-se que o terapeuta ocupacional pode atuar como um facilitador da inclusão. Síntese das considerações: A experiência prática proporcionou reflexões acerca das principais repercussões ocupacionais e componentes afetados que influenciam no contexto educacional e contribuiu para o raciocínio profissional quanto às condutas e intervenções terapêuticas ocupacionais dentro do contexto educacional/escolar.
Abstract: Background: In this practice analysis, the occupational therapeutic practice of students was reported, in the mandatory internship discipline, with children and adolescents enrolled in a specialized educational service. Intervention Process: The interventions were developed through assessments, training and individual and pair activities, focusing on occupations in the school context. Critical Analysis of Practice: With regard to the occupational therapist's practice in the educational context, it was observed that the occupational therapist can act as a facilitator of inclusion. Summary of considerations: The practical experience provided reflections on the main occupational repercussions and affected components that influence the educational context and contributed to professional reasoning regarding occupational therapeutic behaviors and interventions within the educational/school context.
Keywords: Inclusive education. Occupational performance. Occupational therapy.
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