Possibilidades da Terapia Ocupacional em um centro educacional especializado: um relato de prática

Possibilities of occupational therapy in a specialized educational center: a practice report

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64769

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Desempenho Ocupacional, Terapia Ocupacional.

Resumo

Contextualização: Nesta análise de prática, foi relatada a prática terapêutica ocupacional de discentes, na disciplina de estágio obrigatório, junto às crianças e adolescentes matriculados em um serviço educacional especializado. Processo de Intervenção: As intervenções foram desenvolvidas por meio de avaliações, treinos e atividades individuais e em duplas, com foco nas ocupações do contexto escolar. Análise Crítica da Prática: No que se refere à prática do terapeuta ocupacional no contexto educacional, observou-se que o terapeuta ocupacional pode atuar como um facilitador da inclusão. Síntese das considerações: A experiência prática proporcionou reflexões acerca das principais repercussões ocupacionais e componentes afetados que influenciam no contexto educacional e contribuiu para o raciocínio profissional quanto às condutas e intervenções terapêuticas ocupacionais dentro do contexto educacional/escolar.

Abstract: Background: In this practice analysis, the occupational therapeutic practice of students was reported, in the mandatory internship discipline, with children and adolescents enrolled in a specialized educational service. Intervention Process: The interventions were developed through assessments, training and individual and pair activities, focusing on occupations in the school context. Critical Analysis of Practice: With regard to the occupational therapist's practice in the educational context, it was observed that the occupational therapist can act as a facilitator of inclusion. Summary of considerations: The practical experience provided reflections on the main occupational repercussions and affected components that influence the educational context and contributed to professional reasoning regarding occupational therapeutic behaviors and interventions within the educational/school context.

Keywords: Inclusive education. Occupational performance. Occupational therapy.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Fernanda Florencio Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, PA, Brasil.

Wanessa Souto Rodrigues Pereira, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, PA

Thainá Melo Monteiro, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, PA, Brasil

Maria Emília Brasil Lima, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, PA, Brasil

Victor Hugo Martins de Morais, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, PA, Brasil

Mônica Leal Vaz do Amaral, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, PA

Ana Paula Santos Sarmanho, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, PA

Referências

Almeida, B. C., & Marcelino, J. F. Q. (2013). Intervenção terapêutica ocupacional em uma creche da cidade do Recife. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Set.-dez.;24 (3):216-25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p216-25

Associação Americana de Terapia Ocupacional. (2015). Estrutura da prática da terapia ocupacional: Domínio & processo (3ª ed.). In A. Cavalcanti, F. C. M. Silva e Dutra, & V. M. C. Elui (Trads.), Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(ed. esp.), 1–49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iedesp1-49

Borba, P. L. de O., Souza, J. R. B. de, Pereira, B. P., & Esquerdo Lopes, R. (2022). Terapia ocupacional, escolas e juventudes: uma revisão de mapeamento. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3240. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3240

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. (2018). Resolução no 500, de 26 de dezembro de 2018. Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contexto Escolar e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

Folha, D. R. S. C. (2019). Perspectiva ocupacional da participação de crianças na Educação Infantil e implicações para a Terapia Ocupacional [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos]. https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2907/3539

Folha, D. R. S. C., & Della Barba, P. C. S. (2020). Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28 (1), 227-245. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758

Folha, D. R. S. C., & Della Barba, P. C. S. D. (2022). Classificação da participação de crianças em ocupações nos contextos escolares na perspectiva da terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30, e2907. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO21962907

Gomes, D., Teixeira, L., & Ribeiro. J. (2021). Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio & Processo 4ªEdição. Versão Portuguesa de Occupational Therapy Practice Framework: Domain and Process 4th Edition (AOTA - 2020). Politécnico de Leiria.

Maia, A. S. N., Santana, M. R. R., & Pestana, S. C. C. (2016). Metodologias de intervenção do terapeuta ocupacional em contexto escolar com crianças com Necessidades Educativas Especiais em Portugal/Occupational therapists intervention methodologies in schools with children with Special Educational Needs in Portugal. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 24(4), 681–693. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO06

Minayo, M. C. de S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Nascimento, S. S., Ferreira, A. O., & Teixeira, M. R. (2021). O olhar do terapeuta ocupacional para as infâncias: Reflexões a partir de uma experiência em uma escola pública. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(5), 520-533. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41288

Pereira, B. P., Borba, P. L. O., & Lopes, R. E. (2021). Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2072. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO2072

Pontes, T. B., & Polatajko, H. (2016). Habilitando ocupações: Prática baseada na ocupação e centrada no cliente na terapia ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 24(2), 403-412. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF0709

Rocha, E. F., Luiz, A., & Zulian, M. A. R. (2003). Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 14(2), 72-78. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p72-78

Rosa, S. D., & Emmel, M. L. G. (2001). Reflexões sobre os diferentes papéis assumidos pelo Terapeuta Ocupacional enquanto professor universitário. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 9(1). https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/231

Santos, A. de J. (2023). Terapia ocupacional no contexto escolar: atuação e práticas com o público infantil. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Sergipe]. https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/18088/2/Amanda_De_Jesus_Santos.pdf

Silvestre, P. D. S., & Souza, J. R. B. (2024). Ações de terapia ocupacional com jovens estudantes de escola pública: Uma análise da prática. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 8(3), e2088. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62088

Teixeira, N. M. P., Lourenço, P. B., Costa, E. F., Oliveira, L. S. M., & Cruz, D. A. (2019). Desenvolvimento neuropsicomotor e o brincar de crianças em uma unidade de educação infantil. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 30(2), 116-123. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i2p116-123

Ziviani, J., & Muhlenhaupt, M. (2006). Student participation in the classroom. In S. Rodger & J. Ziviani (Eds.), Occupational therapy with children: Understanding children’s occupations and enabling participation (pp. 241–260). Malden: Blackwell Publishing.

Downloads

Publicado

30-04-2025

Como Citar

Florencio Rodrigues, Y. F., Souto Rodrigues Pereira, W., Melo Monteiro, T., Brasil Lima, M. E., Martins de Morais, V. H., Leal Vaz do Amaral, M., & Santos Sarmanho, A. P. (2025). Possibilidades da Terapia Ocupacional em um centro educacional especializado: um relato de prática : Possibilities of occupational therapy in a specialized educational center: a practice report. Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 9(2). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64769

Edição

Seção

Análise da Prática