Contexto da atenção à saúde mental: percepção de terapeutas ocupacionais sobre a avaliação / Context of mental health care: perceptions of occupational therapists about the evaluation

Autores

  • Mariana Felício de Godoy Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas.
  • Alline Souza Beraldo Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas
  • Sulamita Gonzaga Silva Amorim Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas
  • Maria Luisa Gazabim Simões Ballarin Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas http://orcid.org/0000-0002-2380-4824

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto9609

Palavras-chave:

Avaliação, Saúde mental, Terapia ocupacional.

Resumo

A avaliação constitui etapa essencial no processo terapêutico ocupacional, entretanto, a produção de conhecimento sobre esta temática no cenário nacional é ainda escassa. Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção de terapeutas ocupacionais sobre os processos de avaliação que realizam nos serviços que atuam na atenção à saúde mental de um município do interior de São Paulo, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa. Para tanto, foram analisados relatos pertinentes ao material coletado em campo, resultante da realização de 14 entrevistas semiestruturadas com os terapeutas ocupacionais, assim como a aplicação de questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos evidenciaram que os terapeutas ocupacionais eram prioritariamente do sexo feminino, com média idade de 35 anos. Atuavam em diferentes serviços da Rede de Atenção Psicossocial do município - Centros de Atenção Psicossocial tipo, III, álcool e outras drogas, Serviço de Geração de Renda e Enfermaria de Psiquiatria em Hospital Geral. Constatou-se que os profissionais utilizavam diversas estratégias avaliativas, embora não utilizassem instrumentos padronizados e validados específicos da Terapia Ocupacional. Os entrevistados referiram avaliar os usuários em diferentes momentos (triagem, acolhimento e ao longo do processo de acompanhamento) e ressaltaram a importância da avaliação em outros contextos, no caso, o domicílio. As principais demandas dos usuários identificadas nos processos avaliativos relacionavam-se às dificuldades de realização nas atividades cotidianas. A análise dos resultados obtidos evidenciou a necessidade de que outros estudos possam ser desenvolvidos contribuindo assim para o oferecimento de um cuidado cada vez mais qualificado.

Abstract

 

The evaluation is an essential step in the occupational therapeutic process, however, the production of knowledge about this subject in the national scenario is still scarce. This study aims to analyze the perception of occupational therapist about the intervention process they perform in the mental health care services of a municipality in the interior of São Paulo, Brazil. This is an exploratory and descriptive study of a qualitative nature. In orderto do so, we analyzed pertinent reports on the material collected in the field, resulting from the accomplishment of 14 semi-structured interviews with the occupational therapists, as well as the application of a questionnaire containing open and closed questions. The results showed that occupational therapists were primarily female, with a mean age of 35 years. They worked in different services of the Psychosocial Attention Network of the city - Psychosocial Attention Centers type III, alcohol and other drugs, Income Generation Service and Psychiatric Nursing in General Hospital. It was found that professionals use several evaluative strategies, although they do not use standardized and validated instruments specific to occupational therapy. They refer to evaluating the users at different times (screening, reception and during the follow-up process) and emphasize the importance of evaluation in other contexts, in this case, the home. The main demands of the users identified in the evaluation processes related to the difficulties of accomplishment in daily activities. The analysis of the obtained results evidenced the need for other studies to be developed, thus contributing to the provision of increasingly qualified care.

Key words: Evaluation; Mental health; Occupational therapy.

 

Resumen

 

El procedimiento de evaluación es un paso esencial en el proceso de terapia ocupacional, sin embargo, la producción de conocimiento sobre este tema en la escena nacional es todavía escasa. Así, este trabajo tiene por objetivo analizar la percipción de terapeutas ocupacionales sobre los procesos de evaluación que realizan en los servicios que actuán en la atención a la salud mental de un município del interior de São Paulo, Brasil. Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo de naturaleza cualitativa. Por lo tanto, los informes se analizaron relevante para el material recogido en el campo, como resultado de la finalización de 14 entrevistas semiestructuradas con terapeutas ocupacionales, así como la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas. Los resultados mostraron que los terapeutas ocupacionales eran principalmente mujeres, edad media 35 años. Se trabajó en diferentes departamentos de la Red de Atención Psicosocial del municipio - psicosocial tipo de centros de atención, III, alcohol y otras drogas, Servicio de Generación de Ingresos y Psiquiatría Ward en el Hospital General. Se encontró que los profesionales utilizan diversas estrategias de evaluación, pero no utilizan instrumentos estandarizados y validados terapia ocupacional específica. Refere evaluar usuarios en diferentes momentos (triaje, larecepción y todo el proceso de supervisión) y hacer hincapi é en la importancia de la evaluación en otros contextos, en este caso la casa. Las principales demandas de los usuarios identificados en los procesos de evaluación fueron relacionados con las dificultades de realización en las actividades diarias. El análisis de los resultados mostró la necesidad de realizar más estudios puede ser desarrollado que contribuye a ofrecer una atención cada vez más especializada.

Palabras clave: Evaluación; Salud mental; Terapia ocupacional.

Biografia do Autor

Mariana Felício de Godoy, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas.

Bolsista de iniciação cientifica da Faculdade de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas, Campinas, Brasil.

Alline Souza Beraldo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Bolsista de iniciação cientifica da Faculdade de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas, Campinas, Brasil.

Sulamita Gonzaga Silva Amorim, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Bolsista de iniciação cientifica da Faculdade de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas, Campinas, Brasil.

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Publicado

01-11-2017

Edição

Seção

Artigo Original