Performances identitárias em trajetorias textuais na escola e nas redes sociais virtuais: uma observação multissituada

Autores

Palavras-chave:

Pperformances identitárias, entextualização, etnografia multissituada, indexicalidade.

Resumo

Este artigo resgata a observação etnográfica realizada em uma escola pública do Estado Rio de Janeiro, Brasil, e nas redes sociais Facebook e Twitter, ao discutir a investigação das performances identitárias por meio das trajetórias textuais. A referida pesquisa focalizou as performances identitárias do estudante focal Luan e sua trajetória de textos, a partir de suas experiências de circulação nos letramentos escolares e nas redes sociais on-line. Considerar as trajetórias textuais significa contemplar discursos (materializados em textos) em trânsito por diferentes contextos. Na pesquisa, explorou-se a circulação de textos e de discursos na proposta de uma metodologia multissituada (Marcus, 1995), ao observar etnograficamente Luan na escola e nas redes virtuais. Este estudo discute o movimento dos textos e dos discursos pela mobilização do conceito de entextualização (Bauman; Briggs, 1990) e de indexicalidade (Silverstein, 2003). Com base nos dados apresentados, infere-se que as entextualizações e as recontextualizações realizadas por Luan permitem visualizar a indexicalidade da linguagem em ação. Os dados também possibilitam contemplar os atravessamentos sociais, culturais, identitários, semióticos e de circulação dos processos comunicativos contemporâneos.

Biografia do Autor

Thayse Figueira Guimarães, UFGD

Thayse Figueira Guimarães é professora no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação
em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Realizou o doutorado e o pós-
doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2020-11-18

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Artigos