Vivendo a língua: a análise da narrativa de uma vida marcada pelo preconceito linguístico

Autores

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Indisciplinar, Análise de narrativas, Preconceito linguístico

Resumo

 

 O preconceito linguístico cria marcas profundas nas trajetórias sociais e identitárias das/os que se veem afetadas/os por ele, tanto em espaços institucionais quanto em espaços mais descontraídos. Para defender-se dos silenciamentos e limitações impostos a partir dele, estratégias de conscientização e resistência são elaboradas e semeadas. É para buscar entender mais amplamente sobre tais processos e sobre a formulação dessas estratégias que o presente trabalho entrevista uma educadora popular que desde cedo conheceu de perto o preconceito linguístico e incorporou o debate à sua prática e militância nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos. A narrativa é analisada a partir do referencial teórico-prático de Bastos e Biar (2015) e se articula também com os estudos de De Fina (2016) e de Norrick (2019). Além disso, a discussão metalinguística proposta na entrevista estabelece uma ponte direta com a Linguística Aplicada Indisciplinar proposta em Moita Lopes (2006), área na qual este artigo se insere. 

Referências

BAGNO, M. 2013 [1999]. Preconceito Linguístico. 55ª edição. São Paulo: Edições Loyola.

BASTOS, L.C.; BIAR, L.A. 2015. “Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social”. In: D.E.L.T.A., 31 – especial. p. 97-126.

BASTOS, L.C.; SANTOS, W.S. (Orgs.). 2013. A entrevista na pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ.

BASTOS, L.C. 2005. “Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais – uma introdução ao estudo da narrativa”. Calidoscópio. p. 74-87.

DE FINA, A. 2016. “Narratives as practices: negotiating identities through storytelling”. In: BARKHUIZEN, Gary (org.) Narrative Research in Applied Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press. p. 154-175.

GEE, J.P. 2007 [1999]. “Tools of inquiry and discourses”. In: An Introduction to Discourse Analysis: Theory and method. 2nd edition. New York: Routledge.

LABOV, W.; WALETZKY, J. 1967. “Narrative Analysis: oral versions of personal experience”. In: HELM, J. (Org.). Essays on the verbal and visual arts. Seatlle: University of Washington Press. p. 12-44.

LABOV, W. 1972. Language in the Inner City: studies in the Black English vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

MOITA LOPES, L.P. (Org.) 2006. Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial.

_____. 2009. “Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar”. In PEREIRA e PILAR (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto. p. 11-24.

NORRICK, N.R. 2020. “The Epistemics of narrative performance in conversation”. In: Narrative Inquiry 30:2. p.211-235.

PINTO, J.P. 2013. “Prefiguração identitária e hierarquias linguísticas na invenção do português”. In: O Português no século XXI: Cenário Geopolítico e Sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial.

_____. 2018. “Ideologias linguísticas e a instituição de hierarquias raciais”. In: Revista da ABPN, v. 10 – Ed. Especial. Caderno Temático: Letramentos de Reexistência, p. 704-720.

REGO, N.R.P. 2013. É nóis que tá, então é nóis que sabe! Os sujeitos jovens da EJA e seu ensino mambembe: relações entre escola, trabalho, direitos e cidadania. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Rio de Janeiro. Orientadora: Profª. Drª. Eliane Ribeiro De Andrade.

_____. 2019. Subalternizadxs-Mambembes-Insurgentes: Práticas Investigativas-Transformadoras e a Educação Popular como perspectivas de Trans-form-AÇÃO. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Rio de Janeiro. Orientadora: Profª. Drª. Eliane Ribeiro De Andrade.

SALOUSTROU, V. 2019. “Greek women’s stories about intimate relationships – Conceptualizing politeness trough “small stories” and identity analysis”. In: Narrative Inquiry 29:1. p.185-212.

WORTHAM, S. 2001. “Dialogue, Mediation and Emergence in Narrative”. In: Narratives in Action: A strategy for research and analysis. New York: Teachers’ College Press.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos