Narrativas de discentes de Ensino Superior em período pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Narrativa, Posicionamento, Ensino Remoto.

Resumo

O advento da pandemia do COVID-19 trouxe consequências diretas para a educação. Práticas de ensino-aprendizagem remotas se tornaram correntes em todos os níveis de ensino: tanto básico quanto superior. O presente estudo objetiva analisar duas narrativas de alunas de graduação e pós-graduação a fim de entender como essas novas experiências educacionais são construídas/vividas. A partir de noções teórico-metodológicas de Labov (1972), Wortham (2001) e De Fina (2013), são examinados os posicionamentos interacionais das participantes e são percebidos dois processos de entendimento opostos: ora as vantagens do ensino remoto são destacadas ora seus empecilhos são focalizados. Tal polarização pode ser compreendida, em um primeiro momento, como um traço fundamental do ensino à distância.

Biografia do Autor

Leonardo Dias Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluno de doutorado no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos