Dossiê Temático: Estudos de tradução e adaptação

Marcel Alvaro de Amorim, Janine Pimentel

Resumo


Os estudos de tradução e da adaptação têm consolidado, cada vez mais, o seu lugar na Linguística Aplicada brasileira. São diversos os programas de pós-graduação da área que abarcam, em suas linhas de pesquisas, a compreensão dos processos de tradução e de adaptação na tentativa de investigar o modo como, no cenário contemporâneo, de fluxos sociais intensificados e cenários semiótico-culturais cada vez mais complexos, práticas discursivas diversas se movimentam, sendo de/reconstruídas em entrecruzamentos e interpenetrações sempre sócio-historicamente situados. Nesse sentido, grande parte das pesquisas que abordam processos de tradução e de adaptação deixam de ser reconhecidas apenas por suas contribuições técnicas – como o ocorrido em alguns momentos da constituição desses campos – para se focar na criação de inteligibilidade sobre questões em que a linguagem, num sentido amplo do termo, tem papel predominante.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Indisciplina em Linguística Aplicada

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada e os textos aqui publicados estão licenciados com uma  Licença Creative Commons CC - By 4.0. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/rila/index. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufrj.br/index.php/rila/about/editorialPolicies#openAccessPolicy.

Agradecimento de Imagem do Site da Revista Indisciplina em Linguística Aplicada pela Pexels por Pixabay