Sob uma visão feminista: os discursos acerca da mulher na adaptação fílmica Madame Bovary, por Sophie Barthes

Érica Schlude Wels, Gabrielle Martins Soares

Resumo


Este artigo busca analisar o filme Madame Bovary, dirigido e produzido por Sophie Barthes, adaptado da obra literária Madame Bovary, escrita por Gustave Flaubert. A análise partirá da minha referência feminina e feminista do mundo, com aportes teóricos como os estudos de Simone de Beauvoir (2016) e Sigmund Freud (1973 [1910], 2002 [1893]), de modo que eu possa compreender como o patriarcado se manifestou literária e cinematograficamente nos discursos dos personagens da narrativa. Além disso, as teorias da adaptação de Robert Stam (2006), baseadas nas visões dialógicas de Mikhail Bakthin (2006, 2016), serão escopos para esse trabalho.


Palavras-chave


Madame Bovary, Sophie Barthes, adaptação, feminismo.

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Referências


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