O livro didático de língua inglesa no PNLD 2020: ideologias linguísticas (des)legitimadas na coleção Way to English for Brazilian Learners

Autores

Palavras-chave:

O presente artigo tem como foco a análise de ideologias linguísticas (des)legitimadas em duas sequências de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades da Dimensão Intercultural estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil

Resumo

O presente artigo tem como foco a análise de ideologias linguísticas (des)legitimadas em duas sequências de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades da Dimensão Intercultural estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2018) na coleção didática Way to English for Brazilian Learners, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático 2020 (PNLD 2020). As atividades analisadas são destinadas ao 7º e 9º ano do ensino fundamental e têm como foco a expansão global da língua inglesa. Buscamos na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, nas concepções de globalização e expansão global do inglês e no conceito de ideologias linguísticas ferramentas teóricas para refletir sobre as ideologias linguísticas refratadas nas duas sequências de atividades analisadas. No que diz respeito ao trabalho na Dimensão Intercultural sob a óptica da perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF) preconizado pela BNCC, a análise indica que as atividades em tela não promovem a desestabilização de ideologias linguísticas acerca da expansão global do inglês.

Referências

BAKHTIN, M. 2011 [1953]. Gêneros do Discurso. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-306.

BRASIL. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, DF.

BRASIL, SEB/MEC. 2018. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, DF, SEB/MEC.

CARVALHO, J. 2017. Ideologias linguísticas sobre o “falante nativo” em um livro didático global de inglês: recontextualizações do inglês na contemporaneidade nas fricções entre o material didático e uma voz docente. 2017. 129 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CRYSTAL, D. 2003. English as a Global Language. Cambridge: Cambridge University Press.

DEWEY, M. 2014. Pedagogic Criticality and English as a Lingua Franca. Atlantis Journal of the Spanish Association of Angle-American Studies, 36.2:11-30.

DUBOC, A. P. M. 2019. Falando Francamente: Uma Leitura Bakhtiniana do Conceito de Inglês como Língua Franca no Componente Curricular Língua Inglesa da BNCC. Revista da Anpoll, 1 (48): 10-22.

FIGUEIREDO, E. 2018. Globalization and the global spread of English: concepts and implications for teacher education. In: GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. (orgs.) English as a lingua franca in teacher education: a Brazilian perspective. De Gruyter Mouton. 31-51.

FRANCO, C. & TAVARES, K. 2018. Way to English for Brazilian Learners. São Paulo: Ática, 2018, 7 ano.

FRANCO, C. & TAVARES, K. 2018. Way to English for Brazilian Learners. São Paulo: Ática, 2018, 9 ano.

JENKINS, J.; COGO, A. & DEWEY, M. 2011. Review of Developments in Research into English as a Lingua Franca. Language Teaching, Cambridge, v.44, n.3: 281-315.

JENKINS, J. 2012. English as Lingua Franca from the classroom to the classroom. ELT Journal volume 66/4: 486-494.

KACHRU, B. B. 1982. The Other Tongue. English Across Cultures. Urbana, Ill. University of Illinois Press.

KROSKRITY, P. V. 2004. Language ideologies. In: DURANTI, A. (ed.), A Companion to Linguistic Anthropology. Blackwell Publishing. 496-517.

KUMARAVADIVELU, B. 2006. A Linguística Aplicada na era da globalização. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial. 129-148.

STEGER, M. B. 2003. Globalization: a Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.

SZUNDY, P. T. C. & FABRICIO, B. F. 2019. Linguística Aplicada e indisciplinaridade no Brasil: promovendo diálogos, dissipando brumas e projetando desafios. In: SZUNDY, P. T. C., TÍLIO, R. & MELO, G. C. V. (Orgs.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes Editores. 63-89.

SZUNDY, P. T. C. 2016. The commodification of English in Brazilian public universities: language ideologies entextualized in the scope of the program English Without Borders. Revista da ANPOLL (Online), v. 40: 101-114.

SZUNDY. 2017. Language ideologies on English as a Lingua Franca in Brazil: conflicting positions expressed by undergraduate students. The Journal of English as a Lingua Franca, v. 6: 167-192.

SZUNDY. 2019. A Base Nacional Comum Curricular e a lógica neoliberal: quem línguas(gens) são (des)legitimadas? In: AMORIM, M. A. de; GERHARDT, A. F. L. M. (Orgs.) A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes. 121-151.

SZUNDY. 2021. Conflicting Language Ideologies About What Counts as “English” in the Brazilian National Common Core Curriculum: Arenas for Permanences and Disruptions. In: RUBDY, R. & TUPAS, R. (Editors). Bloomsbury World Englishes Vol. III: Ideologies. 213-229

TILIO, R. 2017. The contemporary coursebook: introducing a new proposal. In: TILIO, R.; FERREIRA, A. J. (Orgs.) Innovations and challenges in language teaching and materials development. Campinas: Pontes, p. 59-92.

TILIO. 2019. A Base Nacional Comum Curricular e o contexto brasileiro. Prefácio. In: GERHARDT, A. F. L. M. & AMORIM, M. A. (Orgs.) A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes Editores.7-16.

TILIO, R. & SZUNDY, P. T. C. 2021. Criticidade como prática de resistência: intersecções entre os estudos de letramentos e a LA indisciplinar. In: TANZI, A. N. Linguística Aplicada de resistência: transgressões, discursos e políticas. Campinas: Pontes Editores, 2021. 47-70.

VOLOSHINOV, V. N. (2017 [1929]). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológica na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34.

WOOLARD, K. A. 1998. Introduction. In: SCHIEFFELIN, B. B., WOOLARD, K. A. & KROSKRITY, P. V. (Eds.). Language ideologies practice and theory. Oxford: Oxford University Press. 3-47

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos