O livro didático de língua inglesa no PNLD 2020: ideologias linguísticas (des)legitimadas na coleção Way to English for Brazilian Learners
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O presente artigo tem como foco a análise de ideologias linguísticas (des)legitimadas em duas sequências de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades da Dimensão Intercultural estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BrasilAbstract
O presente artigo tem como foco a análise de ideologias linguísticas (des)legitimadas em duas sequências de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades da Dimensão Intercultural estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2018) na coleção didática Way to English for Brazilian Learners, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático 2020 (PNLD 2020). As atividades analisadas são destinadas ao 7º e 9º ano do ensino fundamental e têm como foco a expansão global da língua inglesa. Buscamos na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, nas concepções de globalização e expansão global do inglês e no conceito de ideologias linguísticas ferramentas teóricas para refletir sobre as ideologias linguísticas refratadas nas duas sequências de atividades analisadas. No que diz respeito ao trabalho na Dimensão Intercultural sob a óptica da perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF) preconizado pela BNCC, a análise indica que as atividades em tela não promovem a desestabilização de ideologias linguísticas acerca da expansão global do inglês.
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