A formação do leitor crítico por meio do livro didático de língua inglesa do ensino médio: uma análise da obra Anytime

Autores

Palavras-chave:

livro didático, letramentos, leitura, inglês.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a utilização do livro didático (LD) de inglês como um suporte para o processo de ensino-aprendizagem. Como um dos instrumentos de transformação, o LD deve se constituir de um material de apoio neste processo. Um dos objetivos deste trabalho é compreender como ocorrem alguns encaminhamentos metodológicos presentes em uma unidade do livro didático Anytime, da editora Saraiva, aprovado pelo PNLD (2021) para o ensino médio, com intuito de refletir sobre o desenvolvimento da prática de leitura e de letramento crítico dos estudantes. É importante destacar que a escola deve promover a criticidade e a participação social mais consciente e que a mesma precisa estar preocupada com a prática transformadora a ser considerada durante todo o percurso educativo dos alunos. Para tanto, é importante pensar se os encaminhamentos pedagógicos presentes no LD em estudo contribuem com o processo de letramento sociointeracional crítico, com a reflexão e a produção de sentidos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 25 jan 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, 2021. p. 101-145. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Unicamp, 2020.

MARQUES, Amadeu; CARDOSO, Ana Carolina. Anytime!: always ready for education. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

TILIO, R. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente? In: JESUS, D. M.; ZOLIN-VESZ, F.; CARBONIERI, D. (Orgs.) Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas: Pontes, 2017. p. 19-31.

______. O livro didático contemporâneo: apresentação de uma proposta. In: MACIEL, R.; TILIO, R.; JESUS, D.; BARROS, A. (Org.). Linguística aplicada para além das fronteiras. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 261-297.

______. O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VII, p.117 - 144, 2008. http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/view/33/71

______. (Re)interpretando e implementando criticamente a Pedagogia dos Multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, 2021. p. 33-42. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5569.

______. Uma pedagogia de letramento sociointeracional crítico como proposta para o ensino de línguas na contemporaneidade por meio de uma abordagem temática. In: FINARDI, Kyria; SCHERRE, Marta; VIDON, Luciano. (Org.). Língua, discurso e política: desafios contemporâneos. Campinas: Pontes, 2019, p. 187-210.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos