A formação do leitor crítico por meio do livro didático de língua inglesa do ensino médio: uma análise da obra Anytime

Auteurs

Mots-clés :

livro didático, letramentos, leitura, inglês.

Résumé

Este artigo busca refletir sobre a utilização do livro didático (LD) de inglês como um suporte para o processo de ensino-aprendizagem. Como um dos instrumentos de transformação, o LD deve se constituir de um material de apoio neste processo. Um dos objetivos deste trabalho é compreender como ocorrem alguns encaminhamentos metodológicos presentes em uma unidade do livro didático Anytime, da editora Saraiva, aprovado pelo PNLD (2021) para o ensino médio, com intuito de refletir sobre o desenvolvimento da prática de leitura e de letramento crítico dos estudantes. É importante destacar que a escola deve promover a criticidade e a participação social mais consciente e que a mesma precisa estar preocupada com a prática transformadora a ser considerada durante todo o percurso educativo dos alunos. Para tanto, é importante pensar se os encaminhamentos pedagógicos presentes no LD em estudo contribuem com o processo de letramento sociointeracional crítico, com a reflexão e a produção de sentidos.

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Publiée

2022-12-28

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