Ideologias linguísticas e Inglês para Fins Acadêmicos: uma análise um material didático de letramentos acadêmicos críticos
Palavras-chave:
inglês para fins acadêmicos, letramentos acadêmicos, , letramento crítico, material didáticoResumo
Ao passo que forças globalizantes têm impactado as práticas discursivas e as dinâmicas institucionais dos espaços acadêmicos, os conhecimentos produzidos em universidades e institutos de pesquisa têm sido submetidos a sistemas de legitimação, dentre os quais se destaca o uso predominante da língua inglesa. Nesse cenário, a língua inglesa é ideologicamente construída como condição ao sucesso profissional-acadêmico, entendido em um paradigma materialista e individualista. Este estudo visa a investigar um material didático de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) produzido no âmbito do curso de Inglês para Graduandos da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por meio de práticas interpretativas de viés qualitativo, procuro entender como o material didático articula enunciados concretos e atividades didáticas para confrontar ideologias linguísticas individualizantes, celebratórias e normatizantes construídas em torno do uso da língua inglesa como língua franca em contextos acadêmicos. Em última instância, pretendo, por meio deste trabalho investigativo, contribuir com as discussões sobre a relocalização do campo de IFA no contexto universitário latinoamericano.
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