Intersecções de raça, gênero e classe em “Excluídos”: uma análise narrativa multimodal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise narrativa multimodal da cena introdutória do filme Excluídos (2023) do diretor e roteirista britânico Nathaniel Martello-White. Através de uma abordagem interdisciplinar da Linguística Aplicada contemporânea e utilizando os pressupostos da análise da narrativa e da teoria da interseccionalidade do feminismo negro, o estudo focaliza a cena em questão para tentar compreender a construção interseccional da protagonista, Cheryl, uma mulher negra trabalhadora, e como suas identidades emergem por meio do diálogo presente na cena. Através desta análise, o artigo busca contribuir para uma maior compreensão dos impactos da matriz de dominação sobre indivíduos marcados por múltiplas opressões, enfatizando a importância das narrativas na formação e transformação das identidades sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).