Intersecções de raça, gênero e classe em “Excluídos”: uma análise narrativa multimodal
Abstract
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise narrativa multimodal da cena introdutória do filme Excluídos (2023) do diretor e roteirista britânico Nathaniel Martello-White. Através de uma abordagem interdisciplinar da Linguística Aplicada contemporânea e utilizando os pressupostos da análise da narrativa e da teoria da interseccionalidade do feminismo negro, o estudo focaliza a cena em questão para tentar compreender a construção interseccional da protagonista, Cheryl, uma mulher negra trabalhadora, e como suas identidades emergem por meio do diálogo presente na cena. Através desta análise, o artigo busca contribuir para uma maior compreensão dos impactos da matriz de dominação sobre indivíduos marcados por múltiplas opressões, enfatizando a importância das narrativas na formação e transformação das identidades sociais.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).