Mobilidade em tempos de reclusão: percursos narrativos de professores de LE durante a pandemia da covid-19

Authors

Keywords:

Prática Exploratória. Narrativas docentes. Identidades. Ensino-aprendizagem. Língua inglesa.

Abstract

O presente trabalho visa a alcançar entendimentos acerca de como professores de língua inglesa constroem as suas identidades (Hall, 2003; Moita Lopes, 2003) por meio da narrativização de suas experiências profissionais. É especialmente interessante para essa investigação compreender como essas identidades são construídas durante as interações entre as participantes no período da pandemia, interações essas que ocorreram por meio de sessões reflexivas (Moraes Bezerra, 2007), nas quais o afeto não pode ser desvinculado do social (Moraes Bezerra, 2013). Viso ainda a entender como esses participantes agem discursivamente (Hall, 2003), através dos percursos narrativos de suas histórias. Essa investigação foi conduzida a partir de dados gerados em reuniões remotas entre professoras de inglês que atuam em instituições de ensino públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Essas reuniões ocorreram por videoconferência e foram gravadas, durante o período da pandemia, especificamente entre os meses de junho e julho de 2020. Três narrativas de três professoras foram alvos da presente investigação. Trata-se de uma pesquisa de cunho autoetnográfico (Denzin; Lincoln, 2002; Magalhães, 2018), na área da Linguística Aplicada (Rojo, 2006; Moita Lopes, 2006) e norteada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2003). Minhas colegas de profissão e eu participamos desta investigação. O interesse na investigação em foco surgiu devido às minhas inquietações, como professora-pesquisadora, praticante exploratória e participante do contexto de pesquisa, relacionadas à minha própria experiência como professora de LE durante a pandemia. Para atingir os objetivos centrais desta investigação, as interações orais foram gravadas a fim de que eu pudesse entender como as participantes construíam as suas identidades (Moita Lopes, 2003; Hall, 2003; Woodward, 2003) e como estavam sendo afetadas como professoras de língua inglesa, através de suas narrativas de ensino de LE durante o período da pandemia. Por meio de Atividades Reflexivas com Potencial Exploratório (Moraes Bezerra, 2007), as participantes puderam problematizar experiências pedagógicas e outras práticas, refletindo sobre como eram afetadas e também afetavam outros agentes durante esse período crítico.

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Published

2021-12-27

Issue

Section

Artigos