Identidades desafiadas em um material didático de IFA: ideologias linguísticas e processos de indexicalização na comunidade imaginada acadêmica anglófona
Palabras clave:
ideologias linguísticas, identidade, Inglês para Fins Acadêmicos, material didático.Resumen
Tradicionalmente, livros didáticos de inglês costumam ser imbuídos de ideologias linguísticas hegemônicas que homogenizam a vivência social aos tons do Norte sociopolítico e promovem a construção de identidades neoliberais individualistas (CARVALHO, 2019). Essa e outras peculiaridades tornam a adoção e o desenho de materiais didáticos para a educação linguística particularmente complexas, sobretudo no campo do Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), devido à designação do inglês como lingua franca da ciência (LAGARES, 2018). Este estudo investiga ideologemas hegemônicos sustentados/disputados por um material didático de IFA, no âmbito do Programa/Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF), delineando como os processos semióticos (IRVINE; GAL, 2000) de seus textos indexicalizam/ hierarquizam/ desafiam identidades acadêmicas.
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