Ideologia e ideologias linguísticas no livro didático de Língua Portuguesa: discurso pedagógico e ideias linguísticas

Autori

Parole chiave:

ideologias, ideologias linguísticas, ensino de línguas, livro didático.

Abstract

Este artigo se propõe a fazer uma revisão das noções de ideologia construídas

nas ciências humanas e estabelecer sua relação com a formulação das

ideologias linguísticas, além de apresentar alguns dos principais estudos sobre

as ideologias no livro didático realizados nos anos 1980 e 1990, considerando

sua relevância histórica e conceitual no campo da Linguística Aplicada. Estas

reflexões serão fundamentais para a compreensão das relações entre o discurso

pedagógico, as políticas editoriais e as ideologias linguísticas problematizadas

numa análise enunciativa de dois capítulos do volume 1 da coleção de língua

portuguesa Ser Protagonista (2016), considerando sua inserção no Programa

Nacional do Livro Didático (PNLD), responsável pela avaliação, compra e

distribuição de livros didáticos no Brasil.

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Pubblicato

2022-12-28

Fascicolo

Sezione

Artigos