Entrevista com Christian Laval: Novo neoliberalismo, autoritarismo e os novos caminhos do sindicalismo
DOI:
https://doi.org/10.21875/tjc.v4i1.27700Palavras-chave:
Neoliberalismo, Empreendedorismo, Movimentos Sociais, Organização Social, SindicatosResumo
RESUMO:
Christian Laval é um pesquisador francês da história da filosofia e da sociologia na Universidade Paris Nanterre, autor de diversos livros dentre eles "A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal" (Boitempo, 2016). Nesta entrevista abordamos o tema no neoliberalismo nas suas perspetivas teórica e prática, a partir das visões do pesquisador sobre o cenário latino-americano e dos novos movimentos sociais. O entrevistado apresenta a noção de novo Neoliberalismo e sua faceta autoritária e faz crítica à esquerda em relação à falta de alternativas ao modelo neoliberal, apresentando ao final pistas sobre as novas alternativas para a atuação e organização sindical.
Referências
DARDOT, Pierre. LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.