Centros de Serviços Compartilhados: Um Estudo Sobre a Metodologia de Pesquisa Utilizada em Publicações de Congressos Brasileiros e Periódicos Internacionais.

Rodrigo Machado Corrêa, Carlos Alberto Diehl, Marcos Antonio Souza, Clea Beatriz Macagnan

Resumo


Com o aumento da competitividade no mercado e o consequente aumento dos padrões de exigência dos consumidores, intensificou-se a necessidade de ações estratégicas e operacionais visando a otimização do uso dos recursos disponíveis. Entre tais ações tem-se a criação dos centros de serviços compartilhados como uma alternativa em busca de maior eficiência no desempenho das atividades. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a metodologia de pesquisa empregada em publicações nacionais e em periódicos internacionais sobre o compartilhamento de serviços via criação de órgãos centralizadores de atividades. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo de artigos selecionados dessas publicações abrangendo o período de 1969 a 2009. A principal conclusão é que a caracterização da natureza e utilidade dos centros de serviços compartilhados como uma prática que viabilize maior eficiência e eficácia na execução das atividades de apoio é um tema pouco presente na literatura brasileira e internacional que trata de questões organizacionais. Outro fator que chama a atenção entre os artigos é a falta de uma seção específica que descreva os procedimentos metodológicos visando a possibilidade de replicação dos estudos, limitando em muito o potencial das contribuições passíveis de serem oferecidas e, por conseguinte, contribuições mais significativas para a evolução e aperfeiçoamento desse contemporâneo sistema de gestão. Quando identificado, a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a pesquisa documental são as tipologias metodológicas mais utilizadas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13226

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.