Centros de Serviços Compartilhados: Um Estudo Sobre a Metodologia de Pesquisa Utilizada em Publicações de Congressos Brasileiros e Periódicos Internacionais.

Autores

  • Rodrigo Machado Corrêa UNISINOS
  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS
  • Marcos Antonio Souza UNISINOS
  • Clea Beatriz Macagnan UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13226

Resumo

Com o aumento da competitividade no mercado e o consequente aumento dos padrões de exigência dos consumidores, intensificou-se a necessidade de ações estratégicas e operacionais visando a otimização do uso dos recursos disponíveis. Entre tais ações tem-se a criação dos centros de serviços compartilhados como uma alternativa em busca de maior eficiência no desempenho das atividades. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a metodologia de pesquisa empregada em publicações nacionais e em periódicos internacionais sobre o compartilhamento de serviços via criação de órgãos centralizadores de atividades. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo de artigos selecionados dessas publicações abrangendo o período de 1969 a 2009. A principal conclusão é que a caracterização da natureza e utilidade dos centros de serviços compartilhados como uma prática que viabilize maior eficiência e eficácia na execução das atividades de apoio é um tema pouco presente na literatura brasileira e internacional que trata de questões organizacionais. Outro fator que chama a atenção entre os artigos é a falta de uma seção específica que descreva os procedimentos metodológicos visando a possibilidade de replicação dos estudos, limitando em muito o potencial das contribuições passíveis de serem oferecidas e, por conseguinte, contribuições mais significativas para a evolução e aperfeiçoamento desse contemporâneo sistema de gestão. Quando identificado, a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a pesquisa documental são as tipologias metodológicas mais utilizadas.

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Publicado

2011-10-26

Edição

Seção

Artigos