Centros de Serviços Compartilhados: Um Estudo Sobre a Metodologia de Pesquisa Utilizada em Publicações de Congressos Brasileiros e Periódicos Internacionais.
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13226Abstract
Com o aumento da competitividade no mercado e o consequente aumento dos padrões de exigência dos consumidores, intensificou-se a necessidade de ações estratégicas e operacionais visando a otimização do uso dos recursos disponíveis. Entre tais ações tem-se a criação dos centros de serviços compartilhados como uma alternativa em busca de maior eficiência no desempenho das atividades. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a metodologia de pesquisa empregada em publicações nacionais e em periódicos internacionais sobre o compartilhamento de serviços via criação de órgãos centralizadores de atividades. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo de artigos selecionados dessas publicações abrangendo o período de 1969 a 2009. A principal conclusão é que a caracterização da natureza e utilidade dos centros de serviços compartilhados como uma prática que viabilize maior eficiência e eficácia na execução das atividades de apoio é um tema pouco presente na literatura brasileira e internacional que trata de questões organizacionais. Outro fator que chama a atenção entre os artigos é a falta de uma seção específica que descreva os procedimentos metodológicos visando a possibilidade de replicação dos estudos, limitando em muito o potencial das contribuições passíveis de serem oferecidas e, por conseguinte, contribuições mais significativas para a evolução e aperfeiçoamento desse contemporâneo sistema de gestão. Quando identificado, a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a pesquisa documental são as tipologias metodológicas mais utilizadas.Downloads
Published
2011-10-26
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.