Comparando Transparência Passiva na esfera estadual: Executivo, Legislativo e Judiciário

Amanda Finck Drehmer, Fabiano Maury Raupp

Resumo


O presente artigo compara no nível de transparência passiva os órgãos representantes dos três poderes do nível estadual (governo estadual, assembleias legislativas e tribunais de justiça). Além da avaliação das plataformas oferecidas pelas entidades analisadas para o cidadão colocar seu pedido de informação. Adicionalmente, foi enviada solicitação de informação foi encaminhada aos três poderes nos diversos estados da federação. Dos três poderes, os governos de estado foram os que apresentaram plataformas de acesso e-SIC mais desenvolvidas. Os resultados demonstram que os governos de estado estão mais avançados na transparência passiva em relação aos outros dois poderes. Contudo, de forma geral organizações dos três poderes no nível estadual possuem barreiras acesso a informações na transparência passiva e não atendem plenamente a legislação associada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i2.13673

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Amanda Finck Drehmer, Fabiano Maury Raupp

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.