Avaliação da Eficiência Financeira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar no Brasil

Josedilton Alves Diniz, Luiz João Corrar

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é medir e avaliar a eficiência e identificar os determinantes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) no Brasil. Especificamente, o estudo explorou a relação que: o tamanho, o tipo de patrocínio (privado ou público) e o perfil de investimentos (renda variável, renda fixa ou outros tipos), podem exercer na eficiência sobre a (EFPC). Para cada uma dessas relações foi formulada uma hipótese que foi testada estatisticamente. A pesquisa foi constituída por uma amostra de 92 fundos de pensão referente ao período 2010 a 2013. Num primeiro estágio, mensurou a eficiência dos fundos e foi usada a técnica Data Envelopment Analysis (DEA). Num segundo estágio testaram-se, estatisticamente, as variáveis acima mencionadas como explicativas da eficiência. Para os testes de hipóteses foram usados: o teste para amostras independentes de Mann- Whitney U-Test e os coeficientes de correlação de Pearson. Os resultados revelaram que os fundos de pensão maiores apresentaram um nível médio de eficiência significativamente superior aos dos menores. Já os fundos de pensão que são patrocinados pela iniciativa privada foram significativamente superiores aos dos fundos de pensão públicos fato que pode ser explicado pela teoria do agente. Quanto ao perfil de investimentos concluiu-se que as aplicações em fundos de renda fixa apresentam correlação positiva e significativa em relação aos escores de eficiência dos fundos de pensão enquanto que as aplicações em renda variável e outros investimentos não tiveram correlação significativa em relação aos escores de eficiência dos fundos de pensão.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i3.14165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Josedilton Alves Diniz, Luiz João Corrar

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.