Reduzindo a Assimetria Informacional de Estudos de Casos em Contabilidade: Uma Revisão de Boas Práticas de Governança
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i1.14171Abstract
O Estudo de Caso mostra-se uma importante estratégia de pesquisa que possibilita a realização de uma pesquisa detalhada de fenômenos dentro de seu contexto, fornecendo uma visão holística aprofundada do problema, o que possibilita a descrição, compreensão e explicação do fenômeno de interesse. Em decorrência da profundidade do estudo e unicidade do caso selecionado, o volume de dados gerado que deve ser devidamente integrado/agrupado, tendo em vista a necessidade de, de forma eficiente, condensar, proteger e validar a transferência de conhecimentos gerados no estudo de caso. Diante do exposto, o presente ensaio efetua uma ampla revisão das boas práticas de governança em Estudos de Casos, destacando o papel desempenhado pelo pesquisador, caracterizando e diferenciando a aplicação do Estudo de Casos nas duas principais abordagens epistemológicas: Interpretativa; e Positivista. Muito embora o autor não tenha a pretensão de buscar equacionar todas as controversas e complexas questões inerentes a essa estratégia de pesquisa, entende-se que é imprescindível a observância a alguns pontos à efetiva condução dos estudos de casos. Diante do exposto, o presente ensaio mostra-se relevante ao contribuir com a discussão crítico/epistemológica acerca da produção científica em Contabilidade, especificamente, no tocante aos Estudos de Casos, estratégia de pesquisa tão recorrente na literatura brasileira, além de contribuir para valorização e maior utilização da estratégia de pesquisa no âmbito da academia em Ciências Contábeis e áreas correlatas, apresenta potencial de incrementar a qualidade do canal de comunicação estabelecido entre leitor e autor.
Palavras-chave: Estudos de Casos; Boas Práticas; Pesquisa em Ciências Contábeis.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.