Reduzindo a Assimetria Informacional de Estudos de Casos em Contabilidade: Uma Revisão de Boas Práticas de Governança
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i1.14171Resumo
O Estudo de Caso mostra-se uma importante estratégia de pesquisa que possibilita a realização de uma pesquisa detalhada de fenômenos dentro de seu contexto, fornecendo uma visão holística aprofundada do problema, o que possibilita a descrição, compreensão e explicação do fenômeno de interesse. Em decorrência da profundidade do estudo e unicidade do caso selecionado, o volume de dados gerado que deve ser devidamente integrado/agrupado, tendo em vista a necessidade de, de forma eficiente, condensar, proteger e validar a transferência de conhecimentos gerados no estudo de caso. Diante do exposto, o presente ensaio efetua uma ampla revisão das boas práticas de governança em Estudos de Casos, destacando o papel desempenhado pelo pesquisador, caracterizando e diferenciando a aplicação do Estudo de Casos nas duas principais abordagens epistemológicas: Interpretativa; e Positivista. Muito embora o autor não tenha a pretensão de buscar equacionar todas as controversas e complexas questões inerentes a essa estratégia de pesquisa, entende-se que é imprescindível a observância a alguns pontos à efetiva condução dos estudos de casos. Diante do exposto, o presente ensaio mostra-se relevante ao contribuir com a discussão crítico/epistemológica acerca da produção científica em Contabilidade, especificamente, no tocante aos Estudos de Casos, estratégia de pesquisa tão recorrente na literatura brasileira, além de contribuir para valorização e maior utilização da estratégia de pesquisa no âmbito da academia em Ciências Contábeis e áreas correlatas, apresenta potencial de incrementar a qualidade do canal de comunicação estabelecido entre leitor e autor.
Palavras-chave: Estudos de Casos; Boas Práticas; Pesquisa em Ciências Contábeis.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.