Desempenho Operacional e Acionário das Ofertas Públicas Subsequentes de Ações

Márcio André Veras Machado, Suelle Carielle de Souza Silva, Evemilia Sousa

Resumo


Este artigo teve por objetivo investigar se houve mudanças no desempenho operacional e acionário das empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), no período de 2004 a 2011, após a realização de ofertas públicas subsequente de ações (SEO's). Para tanto, foram realizados testes paramétricos e não paramétricos de diferenças de médias. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que existe diferença no desempenho operacional entre o período que antecede e sucede a SEO, bem como entre o das emissoras e não emissoras. Quanto ao desempenho acionário, verificou-se que existe diferença um ano antes e após a SEO e quatro anos antes e após a oferta subsequente de ações. Verificou-se, ainda, que não existe diferença no desempenho acionário das empresas emissoras de SEO's com o das não emissoras, possivelmente devido ao fato de que, no cenário brasileiro, há poucas ofertas públicas de ações, ficando a análise restrita apenas às empresas representativas no mercado de ações, Ademais, não existe diferença entre o desempenho acionário das empresas pequenas (grandes) que realizaram SEO e o desempenho das empresas pequenas (grandes) que não realizaram SEO. Por fim, identificou-se, por meio de dados em painel, que não existe relação entre o retorno das ações pós SEO com o crescimento passado da empresa.


Palavras-chave


Desempenho Operacional; Desempenho Acionário; Ofertas Públicas Subsequentes de Ações (SEO's).

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DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.16327

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1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.