Desempenho Operacional e Acionário das Ofertas Públicas Subsequentes de Ações

Autores

  • Márcio André Veras Machado PPGA-UFPB e PPGCC/UFPB
  • Suelle Carielle de Souza Silva UFPB
  • Evemilia Sousa Instituto Federal de Roraima - IFRR

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.16327

Palavras-chave:

Desempenho Operacional, Desempenho Acionário, Ofertas Públicas Subsequentes de Ações (SEO's).

Resumo

Este artigo teve por objetivo investigar se houve mudanças no desempenho operacional e acionário das empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), no período de 2004 a 2011, após a realização de ofertas públicas subsequente de ações (SEO's). Para tanto, foram realizados testes paramétricos e não paramétricos de diferenças de médias. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que existe diferença no desempenho operacional entre o período que antecede e sucede a SEO, bem como entre o das emissoras e não emissoras. Quanto ao desempenho acionário, verificou-se que existe diferença um ano antes e após a SEO e quatro anos antes e após a oferta subsequente de ações. Verificou-se, ainda, que não existe diferença no desempenho acionário das empresas emissoras de SEO's com o das não emissoras, possivelmente devido ao fato de que, no cenário brasileiro, há poucas ofertas públicas de ações, ficando a análise restrita apenas às empresas representativas no mercado de ações, Ademais, não existe diferença entre o desempenho acionário das empresas pequenas (grandes) que realizaram SEO e o desempenho das empresas pequenas (grandes) que não realizaram SEO. Por fim, identificou-se, por meio de dados em painel, que não existe relação entre o retorno das ações pós SEO com o crescimento passado da empresa.

Biografia do Autor

Márcio André Veras Machado, PPGA-UFPB e PPGCC/UFPB

Márcio André Veras Machado é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2000) e em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (2016), mestrado em Administração, com concentração em Finanças, pela Universidade Federal da Paraíba (2002), doutorado em administração, com concentração em finanças, pela Universidade de Brasília - UNB (2009) e Pós-doutorado em Finanças pela Universidade de Queensland (2016). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Administração e Docente e Orientador nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Contabilidade (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN. Recebeu premiações de melhor trabalho em diversos congressos nacionais (USP, ANPCONT, SEMEAD, CBC) e também como orientador de dissertação de mestrado premiada na ANBIMA. Foi coordenador da área de Contabilidade para Usuários Externos da ANPCONT (2013-2015). É líder do grupo de pesquisa em Finanças e Contabilidade - GFIC cadastrado no CNPq e editor associado da Brazilian Business Review (BBR). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças e Contabilidade, atuando principalmente em Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças e contabilidade e Contabilidade para Usuários Externos. Publicou diversos trabalhos em periódicos especializados e anais de eventos, no Brasil e no exterior.

Suelle Carielle de Souza Silva, UFPB

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB) e Professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Evemilia Sousa, Instituto Federal de Roraima - IFRR

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB) e Professora do Instituto Federal de Roraima - IFRR

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Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Finanças Corporativas e Mercado Financeiro