Corrupção e Contabilidade: Análise Bibliométrica da Produção Científica Internacional

Leidiane Andreola Dalla Vecchia, Sady Mazzioni, Odilon Luiz Poli, Geovanne Dias de Moura

Abstract


O objetivo do estudo consistiu em analisar as principais características da produção intelectual relacionadas à contabilidade e a corrupção, no cenário internacional. Os procedimentos metodológicos foram conduzidos por meio de pesquisa descritiva, análise bibliométrica e abordagem quantitativa.  A coleta considerou a produção indexada nas bases de dados Spell, Scielo, Science Direct e Ebsco, cuja amostra final reuniu um conjunto de cinquenta e três artigos. Os resultados encontrados indicam baixa densidade de relações entre os autores e as instituições, os autores mais produtivos contam com apenas três artigos e, confirmando um pressuposto da Lei de Lotka, 97,44% dos autores possuem apenas um artigo sobre o tema. Não foi observada a presença de elitismo de autores, reforçando o caráter de que a produção científica sobre a temática ainda é incipiente. O maior volume de artigos publicados ocorreu em 2015, 11 artigos. Dentre os artigos de maior impacto, 50% adotaram perspectiva positivista e 50% perspectiva crítica. Os períodos Critical Perspectives on Accounting, Journal of Accounting Auditing & Finance e The Accounting Rewiew publicaram o maior numero de pesquisas sobre a temática abordada neste estudo. Os resultados permitiram observar maior incidência de discussões na relação da corrupção com: práticas de auditoria (atividades do auditor e combate de fraudes); escândalos corporativos (ineficiência contábil) e combate à corrupção por meio da contabilidade.



DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.20033

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2018 Leidiane Andreola Dalla Vecchia, Sady Mazzioni, Odilon Luiz Poli, Geovanne Dias de Moura

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexes: 

Directory of Open Access Journals Scholar   EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.