Corrupção e Contabilidade: Análise Bibliométrica da Produção Científica Internacional

Authors

  • Leidiane Andreola Dalla Vecchia Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Sady Mazzioni Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Odilon Luiz Poli Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Geovanne Dias de Moura Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.20033

Abstract

O objetivo do estudo consistiu em analisar as principais características da produção intelectual relacionadas à contabilidade e a corrupção, no cenário internacional. Os procedimentos metodológicos foram conduzidos por meio de pesquisa descritiva, análise bibliométrica e abordagem quantitativa.  A coleta considerou a produção indexada nas bases de dados Spell, Scielo, Science Direct e Ebsco, cuja amostra final reuniu um conjunto de cinquenta e três artigos. Os resultados encontrados indicam baixa densidade de relações entre os autores e as instituições, os autores mais produtivos contam com apenas três artigos e, confirmando um pressuposto da Lei de Lotka, 97,44% dos autores possuem apenas um artigo sobre o tema. Não foi observada a presença de elitismo de autores, reforçando o caráter de que a produção científica sobre a temática ainda é incipiente. O maior volume de artigos publicados ocorreu em 2015, 11 artigos. Dentre os artigos de maior impacto, 50% adotaram perspectiva positivista e 50% perspectiva crítica. Os períodos Critical Perspectives on Accounting, Journal of Accounting Auditing & Finance e The Accounting Rewiew publicaram o maior numero de pesquisas sobre a temática abordada neste estudo. Os resultados permitiram observar maior incidência de discussões na relação da corrupção com: práticas de auditoria (atividades do auditor e combate de fraudes); escândalos corporativos (ineficiência contábil) e combate à corrupção por meio da contabilidade.

Author Biographies

Leidiane Andreola Dalla Vecchia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2013) e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (2016). Mestranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Sady Mazzioni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (2015) e mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005) pela FURB. Especialista em Controladoria e Finanças (1999), Docência na Educação Superior (2009), Gestão e Liderança Universitária (2010) e MBA em Normas Internacionais de Contabilidade (2012). Bacharel em Ciências Contábeis (1993). Exerceu o cargo de Vice-Reitor de Administração da Unochapecó no quadriênio 2008-2011. Atualmente é Diretor da Área de Ciências Sociais Aplicadas e Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, atuando como docente na graduação, especialização e no mestrado. Possui experiência na área da Contabilidade, Administração e gestão universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social corporativa, controladoria, contabilidade para usuários externos e metodologia da pesquisa. Atua como avaliador de artigos para diversos periódicos nacionais.

Odilon Luiz Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, formação de professores, inovação, metodologias ativas de aprendizagem e metodologia do ensino superior. Possui experiência profissional em gestão universitária, atuando como pró-reitor de Pesquisa, extensão e pós-graduação, vice-reitor de graduação e reitor. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, onde atua com foco em inovação e gestão da inovação.

Geovanne Dias de Moura, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Possui DOUTORADO em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2014). MESTRADO em Ciências Contábeis pela FURB (2011). ESPECIALIZAÇÃO em Contabilidade Gerencial e Tributária pelo Instituto de Educação Superior Avantis (2008). GRADUAÇÃO em Ciências Contábeis pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi (2006). Atualmente é professor do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Societária, Contabilidade para usuários externos

Published

2018-11-22

Issue

Section

Artigos