Corrupção e Contabilidade: Análise Bibliométrica da Produção Científica Internacional

Leidiane Andreola Dalla Vecchia, Sady Mazzioni, Odilon Luiz Poli, Geovanne Dias de Moura

Resumo


O objetivo do estudo consistiu em analisar as principais características da produção intelectual relacionadas à contabilidade e a corrupção, no cenário internacional. Os procedimentos metodológicos foram conduzidos por meio de pesquisa descritiva, análise bibliométrica e abordagem quantitativa.  A coleta considerou a produção indexada nas bases de dados Spell, Scielo, Science Direct e Ebsco, cuja amostra final reuniu um conjunto de cinquenta e três artigos. Os resultados encontrados indicam baixa densidade de relações entre os autores e as instituições, os autores mais produtivos contam com apenas três artigos e, confirmando um pressuposto da Lei de Lotka, 97,44% dos autores possuem apenas um artigo sobre o tema. Não foi observada a presença de elitismo de autores, reforçando o caráter de que a produção científica sobre a temática ainda é incipiente. O maior volume de artigos publicados ocorreu em 2015, 11 artigos. Dentre os artigos de maior impacto, 50% adotaram perspectiva positivista e 50% perspectiva crítica. Os períodos Critical Perspectives on Accounting, Journal of Accounting Auditing & Finance e The Accounting Rewiew publicaram o maior numero de pesquisas sobre a temática abordada neste estudo. Os resultados permitiram observar maior incidência de discussões na relação da corrupção com: práticas de auditoria (atividades do auditor e combate de fraudes); escândalos corporativos (ineficiência contábil) e combate à corrupção por meio da contabilidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.20033

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Leidiane Andreola Dalla Vecchia, Sady Mazzioni, Odilon Luiz Poli, Geovanne Dias de Moura

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.