Corrupção e Contabilidade: Análise Bibliométrica da Produção Científica Internacional
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.20033Resumo
O objetivo do estudo consistiu em analisar as principais características da produção intelectual relacionadas à contabilidade e a corrupção, no cenário internacional. Os procedimentos metodológicos foram conduzidos por meio de pesquisa descritiva, análise bibliométrica e abordagem quantitativa. A coleta considerou a produção indexada nas bases de dados Spell, Scielo, Science Direct e Ebsco, cuja amostra final reuniu um conjunto de cinquenta e três artigos. Os resultados encontrados indicam baixa densidade de relações entre os autores e as instituições, os autores mais produtivos contam com apenas três artigos e, confirmando um pressuposto da Lei de Lotka, 97,44% dos autores possuem apenas um artigo sobre o tema. Não foi observada a presença de elitismo de autores, reforçando o caráter de que a produção científica sobre a temática ainda é incipiente. O maior volume de artigos publicados ocorreu em 2015, 11 artigos. Dentre os artigos de maior impacto, 50% adotaram perspectiva positivista e 50% perspectiva crítica. Os períodos Critical Perspectives on Accounting, Journal of Accounting Auditing & Finance e The Accounting Rewiew publicaram o maior numero de pesquisas sobre a temática abordada neste estudo. Os resultados permitiram observar maior incidência de discussões na relação da corrupção com: práticas de auditoria (atividades do auditor e combate de fraudes); escândalos corporativos (ineficiência contábil) e combate à corrupção por meio da contabilidade.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.